AInConecta Especial 2025
-
Programação
10h00 às 12h00
Mesa-redonda "Inovação em Projetos de Pesquisa e Extensão: os desafios e oportunidades da propriedade intelectual", com representantes de instituições como INPI, FAPESP, Finep e CNPq e mediação pela ProPq12h00 às 14h00Intervalo14h00 às 14h15Momento dedicado ao Programa Empresa-Filhas UFSCar14h15 às 14h45Painel sobre a Governança do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, com a presença do Prof. Dr. José Galizia Tundisi14h45 às 16h00Encontro dedicado ao Programa MAI/DAI UFSCar, com um momento especial de troca de experiências entre bolsistas, orientadores, empresas parceiras, CNPq e a Agência de Inovação. -
Palestrantes
Ana Patrícia Morales Vilha
Graduada em Administração Empresarial e Negócios, Mestre em Administração e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. É Professora dos Programas de Pós Graduação de Economia e de Biotecnociência da Universidade Federal do ABC (UFABC), Assessora da Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (FAPESP) na Área de Tecnologias e Parcerias para Inovação. Foi Diretora da Agência de Inovação da UFABC (2014-2018) e Coordenadora de Transferência de Tecnologia (2019-2020). Também atuou como Coordenadora da região Sudeste do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) em dois mandatos (2017-2018 e 2019-2020), entre outros.
Camila Chaves Santos
Coordenadora de Relações Institucionais do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e responsável pela Unidade Regional do INPI em São Paulo. Pesquisadora em Propriedade Industrial desde 2009, com 15 anos de experiência no exame de patentes. Bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade de Glasgow (Reino Unido), e pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Montreal (Canadá), com foco em Imunologia.Marcio Ikegami
Analista pleno de projetos da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos e gerente adjunto do Departamento Regional Sudeste. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli - USP) e pós graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo.
Marcio Ramos de Oliveira
Graduado em física, com doutorado em astrofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de pós-doutorado pelo Observatoire de Paris/França. Possui experiência nas áreas de astronomia extragaláctica e gestão em CT&I. Coordenou a área de Infraestrutura de Pesquisa na Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTI. Desde 2004 atua junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo atualmente o Coordenador Geral de Promoção à Inovação e ao Transbordamento do Conhecimento.
Prof. Dr. Moacir Rossi Forim
Bacharel em Química e Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Londrina e doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com ênfase em Química Orgânica e subárea Química de Produtos Naturais. Realizou pós-doutorado na Universidade de Waterloo, no Canadá, e é docente da UFSCar desde 2009, atualmente Professor Associado IV no Departamento de Química. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, líder de grupo de pesquisa e atualmente exerce a função de Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da UFSCar e presidente do Comitê SISGEN.
- Mais informações