Subcomitês de TIC
O INPI conta com os Subomitês de Inteligência Artificial e de Infraestrutura de Dados para dar suporte à gestão nesses temas, com decisões colegiadas.
Subcomitê de Inteligência Artificial (SIA)
O Subcomitê de Inteligência Artificial - SIA/INPI foi instituído pela PORTARIA/INPI/DIREX nº 005, de 23 de agosto de 2024, e tem por objetivo a discussão e proposição das soluções a serem adotadas pelo INPI na área de Inteligência Artificial, seus modelos, limitações e impactos, visando orientar, normatizar e definir as boas práticas relativas ao seu uso. Entre outras atribuições, o Comitê é responsável por:
- Estabelecer premissas e cenários sobre a utilização da inteligência artificial;
- Identificar riscos na utilização dos modelos de Inteligência Artificial e indicar os instrumentos de segurança da informação e controle para o seu enfrentamento;
- Pesquisar soluções e melhores práticas existentes no mercado nacional e internacional, além de implementações e estudos realizados nos IP offices;
- Subsidiar as decisões do CGD nas searas de estratégia, políticas, normativas e de gestão e uso da inteligência artificial;
O Comitê é composto pelo Coordenador-Geral da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI), Chefe da Divisão de Acompanhamento de Projetos Especiais (DIAPE), e Chefe da Divisão de Segurança da Informação (DISEG). A Presidência do SIA é exercida pelo Coordenador-Geral da CGTI e a Secretaria, pelo o Chefe da Divisão de Suporte à Gestão de Tecnologia da Informação (DISTI).
O prazo de duração do SIA é de 2 (dois) anos, contados da data da publicação da Portaria no Boletim de Pessoal.
Acesse a página com as atas de reuniões do SIA.
Subcomitê de Infraestrutura de Dados (SID)
O Subcomitê de Infraestrutura de Dados do INPI - SID/INPI foi instituído pela PORTARIA/INPI/DIREX nº 004, de 23 de julho de 2024, e tem por finalidade orientar, padronizar e acompanhar as políticas de gestão, administração e de estrutura de dados a serem implementados no INPI, além de estabelecer e gerenciar as ferramentas tecnológicas utilizadas nas searas da ciência e da engenharia de dados, a serem implementadas pela Divisão de Acompanhamento de Projetos Especiais (DIAPE). Entre outras atribuições, o Comitê é responsável por:
-
Orientar e padronizar as políticas de gestão, administração e de etrutura de dados a serem implementadas no INPI;
-
Acompanhar a execução das políticas de gestão, administração e de estrutura de dados implementadas no INPI;
-
Estabelecer e gerenciar as ferramentas tecnológicas utilizadas nas searas de ciência e de engenharia de dados, a serem implementadas pela Divisão de Acompanhamento de Projetos Especiais - DIAPE.
O Comitê é composto pelo Coordenador-Geral da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI), Coordenador de Coordenação de Sistemas da Informação e Administração de Dados (COSIS), Chefe da Divisão de Acompanhamento de Projetos Especiais (DIAPE), e Chefe da Divisão de Sistemas da Informação e Administração de Dados (DISIS). A Presidência do SIA é exercida pelo Coordenador-Geral da CGTI e a Secretaria, pelo o Chefe da Divisão de Suporte à Gestão de Tecnologia da Informação (DISTI).