Notícias

Tecnologia para aspiração endobronquial de secreções ganha Prêmio Patente do Ano

Publicado em 23/10/2020 17h08

O INPI foi apoiador do Prêmio Patente do Ano, lançado em 2020 pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), visando premiar a melhor patente na área da COVID-19.

A patente vencedora foi a PI0903266-5, intitulada “Método e sonda de aspiração endobronquial de secreções", que tem como titular a Universidade Federal de Minas Gerais e como inventores Marcos Pinotti Barbosa, Shirley Lima Campos, Claysson Bruno Santos Vimeiro e Daniel Neves Rocha.

O Prêmio foi entregue durante o 40º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, que aconteceu entre 19 e 22 de outubro.

Para a análise das 12 patentes qualificadas, foi reunida uma Comissão Julgadora constituída por três professores da Divisão de Pós-graduação e Pesquisa do INPI: doutora Adelaide Maria de Souza Antunes, doutor Alexandre Guimarães Vasconcellos e doutora Iolanda Margherita Fierro.

A Comissão levou em conta os quesitos potencial para geração de benefícios sociais, impacto ambiental, potencial para geração de benefícios econômicos, internacionalização da proteção e participação de inventores brasileiros.