Notícias
Publicado radar tecnológico sobre patentes de metalurgia da transformação do ferro e do aço
O INPI divulgou nesta terça-feira, dia 20 de maio, mais uma edição da série Radar Tecnológico. Desta vez o tema é “Metalurgia da Transformação do Ferro e do Aço: Panorama de patenteamento no Brasil com foco na sustentabilidade”. O estudo foi realizado no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
O Radar apresenta um panorama recente de depósitos de patentes depositados no Brasil que descrevem tecnologias aplicadas à metalurgia da transformação do ferro e do aço, com foco na siderurgia, fundição e soldagem.
Considerando que a metalurgia tem um impacto significativo no meio ambiente, com emissões de gases de efeito estufa, produção de resíduos tóxicos e contaminação de solo e água, o estudo buscou destacar as tecnologias que apresentam um viés de sustentabilidade, visando, portanto, minimizar esses impactos.
Foram recuperados 4.888 documentos de patente, depositados no Brasil a partir do ano 2000, com destaque para Japão (1.112 depósitos), Brasil (994) e Estados Unidos (672). Os pedidos relativos às tecnologias metalúrgicas sustentáveis ficaram assim distribuídos: Brasil (439 depósitos), Japão (435) e Estados Unidos (327).
Confira o painel de dados interativos.
Acesse a página com todos os Radares Tecnológicos publicados pelo INPI.