Notícias
INPI seleciona bolsista para projeto de gestão de partes interessadas
O INPI informa que estarão abertas, de 24 de setembro e 24 de outubro de 2025, as inscrições para a seleção de um pesquisador sênior, no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Propriedade Industrial (PDPI). A iniciativa está vinculada ao projeto “Desenvolvimento de método para identificação de necessidades e expectativas das partes interessadas e posterior tratamento dos dados”, que integra o Plano Estratégico 2023-2026 e o Plano de Ação 2025 do Instituto.
A bolsa de pesquisa tem duração inicial de seis meses, podendo ser renovada, e valor mensal de R$ 6 mil. O trabalho será realizado de forma remota, com possibilidade de reuniões presenciais no INPI, no Rio de Janeiro.
O candidato deve possuir mestrado concluído, graduação em marketing, administração, publicidade ou áreas correlatas, além de experiência em pesquisas de identificação de necessidades de partes interessadas e em métodos de coleta e tratamento de dados. É necessário, ainda, ter domínio de ferramentas estatísticas, fluência em inglês para leitura e dedicação de 40 horas semanais ao projeto.
As inscrições devem ser feitas, exclusivamente pelo e-mail bolsistas@inpi.gov.br, com envio de ficha de inscrição, carta de interesse, documentos pessoais, currículos e comprovantes de titulação, conforme requisitos do edital.
A divulgação dos candidatos habilitados e selecionados para entrevistas online está prevista para 31 de outubro. As avaliações ocorrerão entre 5 e 18 de novembro, e o resultado final será publicado em 28 de novembro de 2025. O início da bolsa está programado para 1º de dezembro.
Confira o Edital nº 06/2025 publicado na RPI.
Acesse ainda as portarias do INPI que instituíram o PDPI, sua alteração, o Comitê Julgador e o Comitê Científico.