Notícias
INPI reconhece Indicação Geográfica Carambeí (PR) para tortas

- .
Com mais esse reconhecimento, o Brasil passa a contar com 162 IGs registradas: 41 Denominações de Origem (DO), sendo 31 nacionais e 10 estrangeiras, e 121 IPs (120 nacionais e 1 estrangeira).
Saiba mais
A tradição das tortas em Carambeí, município situado no interior do Paraná, nasce com a chegada dos imigrantes europeus na região, especificamente os holandeses, que trouxeram também o apreço pela confeitaria e o gosto pelo doce. Os primeiros holandeses chegaram em Carambeí em 1911 e trouxeram com eles receitas de família, passando essa tradição de geração para geração. Com o passar do tempo, as receitas foram evoluindo até alcançar o nível atual, sendo reconhecidas como patrimônio imaterial da cidade.
As tortas são produzidas de forma artesanal, com cuidado e atenção aos detalhes. São utilizados ingredientes frescos e selecionados, como frutas da estação, chocolate de qualidade, laticínios locais e outros produtos frescos, o que contribui para o sabor e a textura dos produtos.
As tortas são famosas por sua grande variedade de sabores, que vão desde os clássicos como amora, chocolate, morango e limão, até opções mais criativas, como tortas de maracujá, nozes, doce de leite, entre outras. Além das tortas doces, Carambeí também é conhecida pelas tortas salgadas, que podem ter recheios como frango, camarão, palmito e queijos variados.
As tortas de Carambeí são servidas em confeitarias, cafeterias e restaurantes da região. Elas são uma excelente opção para acompanhar o chá do fim da tarde, um hábito tradicional do imigrante holandês. Contudo, a maneira mais tradicional de consumo do produto é como sobremesa. Elas são servidas em fatias individuais, geralmente com uma bola de sorvete, creme chantilly ou calda de frutas. São apreciadas após as refeições ou em ocasiões especiais, muitas vezes junto com uma xícara de café.
O Festival de Tortas, iniciado em 2010, surgiu como uma iniciativa da comunidade local para promover a cultura, a gastronomia e a integração entre os moradores e visitantes. Tornou-se uma vitrine para a cidade e hoje traz milhares de turistas em busca de uma experiência gastronômica ímpar, contando com a participação de diversas produtoras e empresas do ramo gastronômico de Carambeí.
Para guiar os visitantes ao longo do percurso pelos doces de inusitados sabores durante o evento, foi criada a Rota das Tortas. Com o passar do tempo, o Festival de Tortas se consolidou e trouxe para o município o título de "Cidade das Tortas". Nesse sentido, a torta de amora foi reconhecida pelo município como iguaria típica da cidade, conforme Lei Municipal n° 1.286/2019.
Atualmente, mais de 110 anos depois, a tradição das tortas permeia Carambeí. O município conta com alguns estabelecimentos que servem as tradicionais tortas de Carambeí e o turismo gastronômico traz à cidade mais de 200 mil visitantes por ano. Assim, a iguaria tornou-se um marco na cidade, atraindo pessoas dos municípios próximos que desejam experimentar a receita, principalmente aos fins de semana. Portanto, fica claro que o nome geográfico Carambeí se tornou conhecido como centro de produção de tortas.