Notícias
INPI realiza apresentação sobre PI para novos magistrados
Com foco na transparência e na disseminação da propriedade intelectual (PI), o INPI realizou, no dia 30 de junho, no Rio de Janeiro, uma apresentação para magistrados e magistradas aprovados no 18º concurso do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). Também participaram cinco juízes e juízas de Angola.
Na ocasião, os setores do Instituto fizeram apresentações sobre as atribuições do INPI e seu funcionamento, além de abordar o processamento dos pedidos, planejamento estratégico, estudos em propriedade intelectual e estatísticas.
Na abertura do evento, o presidente do INPI, Júlio César Moreira, destacou o objetivo institucional de levar conhecimento sobre PI para toda a sociedade, de modo que o Brasil possa usar a PI como ferramenta estratégica para competir no mercado global.
Nesse contexto, Moreira ressaltou a cooperação com a Justiça Federal para disseminar conhecimento sobre PI e fomentar decisões judiciais ainda mais embasadas. Apesar do êxito no âmbito federal, o presidente do INPI destacou que ainda é preciso avançar no Judiciário estadual.
Por sua vez, a juíza federal Márcia Nunes, do TRF2, frisou a importância da PI na sociedade atual, afetando quase todos os aspectos das nossas vidas. Nesse sentido, ela ressaltou que o Brasil precisa avançar no conhecimento da temática, que é ensinada desde a infância em muitos países.