Notícias

INPI participa de evento online do Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Publicado em 26/04/2021 17h02

Com foco nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs), o INPI participou nesta segunda-feira, dia 26 de abril, do evento online relativo ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, cujo tema é "PI & PME: Levar suas ideias ao mercado".

O evento foi promovido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em parceria com o INPI, o Ministério da Economia, a Secretaria Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual (SNDAPI) e a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI).

Na abertura do evento, o presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, abordou as ações do Instituto para ampliar a eficiência e a agilidade dos seus serviços, além de estimular a geração de novos ativos de PI no Brasil. Nesse contexto, o presidente destacou o Plano de Combate ao Backlog de Patentes, que já reduziu 58% do estoque de pedidos, bem como as atividades de telementoria, voltadas para projetos de pesquisa e desenvolvimento.

As PMEs na economia

De acordo com informações do Banco Mundial, citadas pela OMPI, as PMEs representam cerca de 90% do total de empresas no mundo, empregam 50% da força de trabalho global e geram até 40% da renda nacional em diversas economias emergentes.

Diante desse cenário, foram debatidos no evento dois casos de empresas que usaram a Propriedade Intelectual em suas estratégias de negócios.