Notícias
INPI lança estudo sobre "IP Finance" no Brasil
O INPI disponibiliza o estudo “Desbloqueando o IP Finance no Brasil: como a experiência dos mercados relevantes pode ajudar o Brasil a avançar”, produzido pela Coordenação-Geral de Contratos de Tecnologia (CGTEC).
O conceito de IP Finance, que se refere à utilização de direitos de propriedade intelectual como colateral para financiamentos, é uma prática consolidada em algumas economias, mas enfrenta desafios no Brasil. Entre eles, dificuldade de avaliação dos ativos intangíveis, a percepção de alto risco associada a esses ativos e a falta de integração com regulamentações bancárias.
Com o objetivo de construir uma base para a discussão de como o Brasil pode começar a desbravar seu próprio caminho nessa temática, o estudo investigou o uso de ativos intangíveis em financiamentos nos Estados Unidos, Canadá, nações da Ásia e da Europa. Foram mapeados os principais desafios enfrentados, bem como as iniciativas e estratégias adotadas.
Por fim, o documento traz recomendações para desbloquear o potencial do IP Finance no País, promovendo um ambiente mais dinâmico e competitivo para startups e empresas inovadoras.