Notícias
INPI lança duas seleções de bolsistas para pesquisas em propriedade industrial
O INPI abriu duas chamadas públicas para a concessão de bolsas de pesquisa no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Propriedade Industrial (PDPI). As iniciativas fazem parte das ações estratégicas do Instituto para fortalecer estudos aplicados em áreas ligadas à inovação, contratos de tecnologia e financiamento de atividades inovativas.
A primeira seleção (Edital nº 7/2025) oferece uma bolsa de pesquisador sênior para o projeto "Estruturação da base de dados de contratos". O objetivo é desenvolver metodologia de estruturação de bases dados de Contratos de Tecnologia e disponibilizar os dados de forma estruturada dos instrumentos do Certificado de Averbação e/ou de Registro publicados na Revista da Propriedade Industrial (RPI).
Já o segundo processo (Edital nº 8/2025) prevê também uma bolsa de pesquisador sênior, destinada ao projeto “Mapeamento de diagnósticos e iniciativas para reduzir a assimetria de informações do uso de direitos de propriedade intelectual como colateral”. A pesquisa visa ao diagnóstico dos limites e potencialidades de uso de direito de propriedade intelectual como colateral para financiamento de atividade inovativa e acesso ao crédito direcionados a agentes econômicos.
Em ambos os casos, os candidatos devem ter titulação de mestrado, formação em áreas correlatas e experiência compatível com os temas propostos. As bolsas têm valor mensal de R$ 6 mil, carga horária de 40 horas semanais e execução remota, com possibilidade de atividades presenciais no Rio de Janeiro.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por e-mail, conforme orientações dos editais. O prazo vai de 24 de setembro a 24 de outubro de 2025, e os resultados finais estão previstos para novembro, com início das atividades em dezembro.
Confira os Editais nº 07/2025 e nº 08/2025 na RPI.
Acesse ainda as portarias do INPI que instituíram o PDPI, sua alteração, o Comitê Julgador e o Comitê Científico.