Notícias
INPI irá lançar até junho edital do credenciamento para buscadores de patentes
O INPI está se preparando para lançar, até junho, o edital de credenciamento para profissionais interessados em atuar como buscadores de anterioridades para pedidos de patente. Esta iniciativa faz parte da Fase III do Projeto Piloto de Terceirização da Busca, que visa aprimorar e agilizar o processo de exame de pedidos, contribuindo para o fomento da inovação no Brasil. Os buscadores credenciados serão remunerados por Ordem de Serviço, de acordo com as diretrizes e volume de trabalho definidos pelo INPI.
Para participar deste projeto estratégico, os interessados deverão atender a um conjunto de requisitos obrigatórios que abrangem cursos específicos do INPI e um dos critérios de formação/experiência profissional. É fundamental que os candidatos se organizem para cumprir todas as etapas de qualificação.
Além da formação acadêmica (curso superior) em um dos campos tecnológicos estabelecidos no edital, é necessário conhecimento em busca por anterioridades, que poderá ser comprovada de duas formas, sendo necessário atender a apenas uma das seguintes opções:
- Opção 1: Conclusão e aprovação nos cursos DL-101 Curso Geral de Propriedade Intelectual (com certificado), da OMPI, e DL-318 Busca de Informações de Patentes (com certificado), da OMPI. Ambos os cursos fornecem uma base sólida em propriedade intelectual e estratégias de busca, essenciais para a atuação. Mais informações sobre esses cursos estão disponíveis na Academia da OMPI; ou
- Opção 2: Comprovação de experiência na realização de buscas por anterioridades de pedidos de patente nos últimos 3 (três) anos, contados retroativamente a partir da data de publicação do futuro edital. A comprovação deverá ser feita por meio de documentos que atestem a atuação profissional na área.
Além da comprovação de formação ou experiência, todos os interessados deverão concluir três cursos de curta duração que serão oferecidos pelo próprio INPI. Estes incluem: o Curso de Busca por Anterioridades para o Exame de Pedidos de Patentes, o Curso de Uso da Ferramenta Derwent Innovation para Busca por Anterioridades e as Instruções de Preenchimento do Formulário de Resultado da Busca por Anterioridades. Os detalhes sobre a oferta e agendamento desses cursos podem ser obtidos na Agenda de Cursos da Academia de Propriedade Intelectual do INPI, e os interessados deverão estar atentos às próximas edições para garantir sua participação.
O processo de credenciamento será realizado de forma totalmente online, garantindo agilidade e acessibilidade aos candidatos. Após a avaliação de todos os requisitos, os candidatos considerados aptos deverão assinar o contrato para integrar a equipe de buscadores. A remuneração e as condições detalhadas do serviço estarão dispostas no edital e nos termos da Ordem de Serviço.