O INPI recebeu nesta quinta-feira (dia 8/1) o secretário de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Pedro Ivo. Ele se reuniu com o presidente Júlio César Moreira, além de diretores e coordenadores-gerais do Instituto.
No encontro, foram apresentadas as principais conquistas do INPI até 2025 e os desafios para este ano que se inicia. Houve exposição das áreas finalísticas, com destaque para patentes e marcas, e dos projetos em andamento voltados à melhoria da eficiência dos serviços prestados à sociedade.
Entre as iniciativas destacadas, estão:
- sistema e-Patentes 4.0 de depósito de pedidos com uso de inteligência artificial;
- automação do fluxo de patentes;
- pedido de registro de marcas com inteligência artificial; e
- programas de combate à falsificação de marcas e indicações geográficas.
Também foram abordados temas estruturantes, como a recomposição da força de trabalho do INPI, por meio da realização de novos concursos, mudanças na carreira e outras ações voltadas a enfrentar a evasão de servidores registrada na última década.
Participaram remotamente a diretora do Departamento de Política de Propriedade Intelectual e Infraestrutura da Qualidade, Juliana Ghizzi Pires, o coordenador-geral de Propriedade Intelectual, Miguel Campo de Carvalho, a coordenadora-geral de Política Regulatória, Talita Saito, e a chefe da Divisão de Política Regularória do MDIC, Andressa Milhomens, além do coordenador-geral do Laboratório de Inovação em Governo (Gnova Lab/Enap), Pedro Marcante. Acompanhou o secretário na visita ao INPI a especialista em políticas públicas e gestão governamental do MDIC Andrea Gomes Stelet.