Notícias

INPI e AEB promovem parceria para levantamento de patentes da área espacial

Publicado em 08/03/2021 09h29

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) iniciam, neste mês de março, um levantamento de documentos de patentes ligadas ao setor espacial. A iniciativa permitirá a identificação das tecnologias e as instituições brasileiras ou internacionais que depositaram patentes de interesse para o setor espacial, em bancos de patentes do Brasil e do exterior. Essa iniciativa irá contribuir para o Projeto MapTec, que visa a mapear e avaliar as tecnologias espaciais brasileiras.

De acordo com a diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados do INPI, Liane Lage, a parceria faz parte do eixo de geração de Inteligência do Programa INPI Negócios e serve como informação estratégica para os tomadores de decisão no setor espacial do País.

Para a diretora interina de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB, Michele Melo, a cooperação irá gerar subsídios para melhor definição de políticas públicas voltadas para a inovação na área espacial, a partir do mapeamento tecnológico via patentes da tecnologia espacial, sob o ponto de vista das classificações de tecnologias espaciais e de patentes.

Ainda de acordo com a diretora, o projeto tem como base “uma correlação entre as classificações hierárquicas da tecnologia espacial e as classificações de patente”. Para a AEB, o estudo trará importantes elementos descritivos de maturidade tecnológica, envolvendo, principalmente, sistemas e processos de produção industrial voltados para o setor espacial.

A parceria entre o INPI e a AEB teve início no ano passado e, em 2021, além do levantamento de documentos de patentes, será produzido um relatório detalhado sobre as principais descobertas e conclusões.

Além da parceria com o INPI, a AEB, junto com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolverá um sistema e um banco de dados para coleta e suporte às informações obtidas pelo MapTec.