Notícias
INPI concede Indicação Geográfica para Codajás (AM) pela produção de açaí

- IG Codajás
Com esse registro, as 122 Indicações Geográficas protegidas no INPI se dividem em 87 Indicações de Procedência, todas nacionais, e 35 Denominações de Origem (DO), sendo 26 nacionais e nove estrangeiras.
De acordo com a documentação apresentada ao INPI, o município de Codajás, localizado no interior do Amazonas, possui vegetação e clima favoráveis à produção do açaí, estando na lista dos maiores produtores nacionais do fruto. Isso gera emprego e renda à cidade, que até 1938 consistia em uma aldeia indígena com o mesmo nome. O açaí é denominado “ouro negro” pelos produtores da região.
Codajás é conhecido culturalmente como a "Terra do Açaí", sendo realizada anualmente, desde 1988, a Festa do Açaí, com cerca de 50 mil pessoas entre participantes locais, nacionais e internacionais. Há 15 anos, o Carnaval na cidade foi rebatizado para "Carnaçaí" e acontece nos domingos carnavalescos. Para além destes eventos, o simbolismo em torno do fruto é notado também nas instalações do município, como o monumento em homenagem aos extratores e produtores de açaí.
Os documentos mostraram ainda a importância socioeconômica da atividade produtiva e extrativa do açaí para o município de Codajás, seja pelo número expressivo de famílias envolvidas, pela adoção de práticas sustentáveis ou pelo reconhecimento cultural, sendo fatores que contribuem para o desenvolvimento regional.
Um estudo acadêmico apresentado pelo depositante citou dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, demonstrando que Codajás foi o maior produtor de açaí do estado do Amazonas nos anos de 2018, 2019 e 2020. Esse mesmo estudo revelou que, somente neste município, há mais de 600 produtores trabalhando exclusivamente com extração e produção de açaí.
Características do açaí
O açaí é um fruto originário da Região Amazônica, amplamente utilizado em alimentos e bebidas, sendo obtido através de atividades extrativas e pelo plantio, processo historicamente recente. Ainda que o fruto seja obtido de formas diferentes, o processo de beneficiamento é o mesmo, garantindo a uniformidade do produto.
A maior parte da produção do açaí de Codajás fica às margens dos lagos Miuá, Badajós, Salsa, Jamacana, Piorini, além da estrada e margens do rio Solimões. O fruto possui coloração roxa ao avermelhado, sabor adocicado, alta rentabilidade, elevado poder nutritivo e viscosidade. O alto teor de gordura e a antocianina presentes no açaí ajudam a combater os radicais livres.