Notícias
IBID irá concorrer ao 1º Prêmio de Inovação no Reúso de Dados Abertos
Lançado pelo INPI em 2024, o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) vem se consolidando como ferramenta estratégica para definição de políticas públicas nacionais e regionais voltadas à inovação. Com tal reconhecimento, o Índice foi selecionado para concorrer ao 1º Prêmio de Inovação no Reúso de Dados Abertos do Governo Federal, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU).
De acordo com a CGU, o objetivo do concurso é estimular a utilização dos dados disponibilizados pelos órgãos públicos, fomentando seu uso criativo, estratégico e inteligente.
Resultado em setembro
A partir das 79 iniciativas inscritas, a CGU anunciou nesta segunda-feira, dia 14 de julho, que 57 vão disputar o Prêmio - incluindo o IBID. As iniciativas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que irá considerar aspectos como inovação, fomento à transparência e controle social, foco em pessoas e impacto para a sociedade, entre outros.
As propostas que obtiverem as três maiores pontuações serão consideradas vencedoras do concurso. O resultado final será divulgado no dia 17 de setembro.
Ações de disseminação
A participação no Prêmio demonstra não apenas o valor do IBID para a sociedade, mas também a transparência e solidez de sua metodologia, ampliando o interesse pelo Índice no país inteiro. Nesse sentido, estão previstas mais três ações de disseminação do IBID nas próximas semanas:
- No dia 15/07, em Brasília (DF), na Embrapii;
- No dia 22/07, em São Luís (MA), na SECTI-MA; e
- No dia 29/08, em Florianópolis (SC), na UFSC.
IBID 2025
Cabe acrescentar que está previsto, também para o dia 29/08, em Florianópolis, o lançamento da edição 2025 do IBID, durante o evento Startup Summit. Mais informações em breve.
Saiba mais sobre o 1º Prêmio de Inovação no Reúso de Dados Abertos.
Confira a página do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID).