Notícias
Com foco na inovação regional, IBID 2025 é apresentado em 12 estados brasileiros
O Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) segue ampliando seu alcance e fortalecendo o diálogo sobre inovação em todo o país. Após o lançamento do IBID 2025 em Santa Catarina, em agosto, durante o Startup Summit, a iniciativa foi apresentada às Federações das Indústrias do Ceará (FIEC), Minas Gerais (FIEMG), Mato Grosso (FIEMT) e Pará (FIEPA), alcançando representantes das cinco regiões do Brasil.
O Índice também foi apresentado a gestores públicos federais e estaduais no Distrito Federal, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão e Rio de Janeiro, ampliando seu papel como referência para a tomada de decisão e o planejamento de políticas públicas em inovação.
Esses encontros têm sido fundamentais para aproximar o IBID dos diferentes atores regionais do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação e estimular reflexões sobre os desafios e potencialidades da inovação no contexto produtivo nacional.
O IBID se consolida, assim, como um instrumento estratégico para a formulação e o monitoramento de políticas públicas em CT&I, oferecendo uma visão integrada sobre o desempenho da inovação no país e suas dinâmicas regionais. A disseminação do Índice reforça a importância da inovação impulsionada pela propriedade industrial como motor do desenvolvimento econômico e da competitividade da indústria nacional.
Esse esforço de disseminação é fruto da parceria entre a Coordenação-Geral de Economia e Inovação (CGEI) e a Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Propriedade Industrial, Negócios e Inovação (CGDI), com o apoio de parceiros externos do INPI, evidenciando o compromisso institucional em promover uma cultura de inovação sólida, baseada em dados e na valorização do conhecimento tecnológico.