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Transferência de Tecnologia

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Publicado em 13/05/2020 14h34 Atualizado em 19/05/2024 12h18

Por meio desta página, o INPI disponibiliza respostas para as perguntas mais frequentes, no âmbito dos serviços de transferência de tecnologia.

➤ Dúvidas Procedimentais:

  • Onde posso fazer o pedido?
  • Quanto custa?
  • Quanto tempo para emitir uma decisão?
  • Quem pode requerer a averbação?
  • Quais são os tipos de petições?
  • Como ter acesso aos certificados e cartas emitidos?
  • O que é o serviço de certidão?

➤ Dúvidas Formais:

  • Qual é a documentação necessária?
  • Quais as formalidades para averbar um contrato?
  • O que deve conter a fatura para ser registrada?
  • Como apresentar um aditivo para averbação?
  • Os contratos podem ser assinados digitalmente?

➤ Dúvidas Técnicas:

  • Quais são as modalidades de contratos que o INPI averba ou Registra?
  • Quais serviços são dispensados de Registro?
  • Por que fazer contratos envolvendo Propriedade Industrial e Tecnologia?
  • Quais são os efeitos da averbação?
  • É obrigatório o Registro ou averbação de contrato no INPI?
  • As patentes, marcas, desenhos industriais e topografias de circuito integrado objeto do contrato de licença ou cessão a ser averbado pelo INPI precisam ser concedidos no Brasil?
  • Como é definido o valor contratual?
  • É necessário definir o prazo do contrato?
  • Qual é a lei que rege o sistema de franquia?
  • O que é circular de oferta da franquia?
  • A marca é necessária no sistema de franquia?
  • Como saber se o contrato é passível de averbação ou registro pelo INPI?
  • O que a requerente deve realizar para prorrogar a vigência do certificado?     

Procedimentais:

Onde posso fazer o pedido?

O pedido pode ser feito exclusivamente através de protocolo no sistema e-Contratos, no portal do INPI. Informações detalhadas de como realizar o protocolo no Manual de Contratos.

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Quanto custa?

Os valores dos serviços estão disponíveis na Tabela de Retribuições. Para os pagamentos com desconto, enviar documentos que comprovem o benefício. Atenção: só serão aceitos pagamentos efetivados antes do protocolo!

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Quanto tempo para emitir uma decisão?

Até 30 dias corridos, a contar da data da publicação da notificação do protocolo na RPI.

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Quem pode requerer a averbação?

Qualquer uma das partes contratantes. Devendo ser enviada procuração para representação ou documento que comprove os poderes.

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Quais são os tipos de petições?

As petições são protocolos de pedidos relacionados a um processo já existente, e estão listadas na Tabela de Retribuições. As petições estão descritas e com seus procedimentos detalhados em https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/contratos-de-tecnologia-e-de-franquia/transferencia-de-tecnologia-mais-informacoes.

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Como ter acesso aos certificados e cartas emitidos?

Os certificados e as cartas estarão disponíveis para visualização em https://busca.inpi.gov.br/pePI/jsp/contratos/ContratoSearchBasico.jsp. Lembramos que somente o LOGIN que fez o requerimento terá acesso aos documentos. O procedimento está descrito no item 7.2 do Manual de Contratos.

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O que é o serviço de certidão?

O pedido de Certidão destina-se à solicitação de um documento oficial informando acerca da existência de processos nesta coordenação, relacionados a uma determinada pessoa jurídica ou física, que figure como cedente ou cessionária em contrato. Consulte o procedimento para solicitar uma Certidão.

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Formais:

Qual é a documentação necessária?

Formulário eletrônico preenchido; GRU e comprovante de pagamento; Contrato ou Fatura; procuração e traduções se necessárias.  Consulte a Portaria/INPI/PR N°27/2023.

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Quais as formalidades para averbar um contrato?

Formalidades previstas no artigo 1º de Capítulo I do Anexo I da Portaria/INPI/PR N°27/2023: Estar digitalizado a partir da via original; sem rasuras ou adulterações; correta identificação das partes; local e data de assinatura; signatários identificados e qualificados; ou notarizado e apostilado/consularizado, se assinado por pelo menos uma parte no exterior de forma física; documentos assinados de forma digital não precisam vir acompanhados de notarização e apostilamento.

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O que deve conter a fatura para ser registrada?

A fatura deve conter número, data de sua expedição, descrição do serviço e o período em que este foi executado, valor e moeda de pagamento, a razão social da empresa cessionária de acordo com seu contrato social, a razão social da empresa cedente, além do nome completo e cargo do signatário da fatura, nos termos da Lei nº 5.474, de 18 de julho de 1968.

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Como apresentar um aditivo para averbação?

O Aditivo pode ser enviado para averbação mediante protocolo de petição Averbação de Aditivo, observando os mesmos requisitos para envio de contratos descritos na Portaria/INPI/PR N°27/2023.

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Os contratos podem ser assinados digitalmente?

Esta coordenação aceita documentos eletrônicos assinados digitalmente observando os requisitos definidos.

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Técnicas:

Quais são as modalidades de contratos que o INPI averba ou Registra?

Os contratos averbados e/ou registrados no INPI são definidos pela Lei nº 9.279, de 1996 e Lei nº 11.484, de 2017.

As modalidades contratuais são as licenças e cessões de direitos e propriedade industrial (patentes, marcas, desenhos industriais) e topografias de circuitos integrados. Os contratos não amparados por direito de propriedade industrial como Fornecimento de tecnologia e Serviços de assistência técnica e científica, previsto no art. 211 da Lei nº 9.279/1996. E
também, os contratos de Franquia relacionados a um modelo de negócio.

Mais informações sobre cada modalidade no link modalidades contratuais.

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Quais serviços são dispensados de Registro?

Por não caracterizarem transferência de tecnologia, nos termos do Art. 211 da Lei nº 9.279/96 alguns serviços técnicos especializados são dispensados de averbação pelo INPI, conforme Resolução INPI/PR nº 156/15.

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Por que fazer contratos envolvendo Propriedade Industrial e Tecnologia?

A celebração de contratos possibilita o acesso a tecnologias para processos e/ou fabricação de produtos ou disponibilização de serviços. A aquisição e tecnologia diminui o risco do desenvolvimento da tecnologia na fabricação de produtos.

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Quais são os efeitos da averbação?

Produzir efeitos perante terceiros;

Legitimar remessas de divisas ao exterior, como pagamento pela tecnologia negociada;
Permitir dedutibilidade fiscal, quando for o caso, para a empresa receptora da tecnologia das importâncias pagas a título de royalties e assistência técnica.

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É obrigatório o Registro ou averbação de contrato no INPI?

O registro ou averbação não é necessário para fins de prova de uso, mas para segurança jurídica e validade perante terceiros, faz-se necessária a averbação ou registro do contrato no INPI.

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As patentes, marcas, desenhos industriais e topografias de circuito integrado objeto do contrato de licença ou cessão a ser averbado pelo INPI precisam ser concedidos no Brasil?

Sim, o direito de propriedade industrial e topografia de circuito integrado são somente válidos aqueles depositados e concedidos pelo INPI.

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Como é definido o valor contratual?

O valor declarado do contrato é decorrente da negociação entre as partes, devendo ser levado em conta os níveis de preços praticados nacional e internacionalmente em contratações similares.

Os tipos de pagamento usualmente negociados são: percentual incidente sobre o preço líquido de venda e valor fixo por unidade vendida

Já nos contratos de prestação de serviços de assistência técnica será exigida a explicitação do custo em função da taxa dia/hora detalhado por especialização do técnico e o valor total do serviço, ainda que estimado.

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É necessário definir o prazo do contrato?

Sim. O prazo de inicio e de término do contrato deve ser determinado em dia, mês e ano.

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Qual é a lei que rege o sistema de franquia?

O art. 211 da Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996 aborda o registro do contrato no INPI e a Lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019, rege o sistema de franquia no Brasil.

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O que é circular de oferta da franquia?

A Circular de Oferta é um documento que o franqueador entrega ao franqueado, pelo menos dez (10) dias antes da assinatura do contrato definitivo com a estruturação do modelo de negócio com o histórico resumido da empresa, balanços e demonstrações financeiras da empresa, perfil do "franqueado ideal", situação dos direitos e propriedade industrial perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e outras informações necessárias ao escopo do negócio.

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A marca é necessária no sistema de franquia?

Sim. O registro de marca concedido pelo INPI é um instrumento importante no modelo de negócio do franqueador, pois possibilita ao consumidor reconhecer os serviços prestados pela rede de franquia. Assim, é indispensável que o número do registro da marca no INPI seja informado no contrato.

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Como saber se o contrato é passível de averbação ou registro pelo INPI?

Pelo procedimento de Consulta, pode ser apresentada uma minuta do contrato para que o INPI se manifeste sobre seu teor. Todas as dúvidas devem ser enviadas de forma detalhada na carta justificativa a ser anexada no protocolo de Consulta.

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O que a requerente deve realizar para prorrogar a vigência do certificado?

A requerente deve apresentar uma petição protocolada ao processo para requerer um novo certificado para um novo prazo.

Caso o contrato não possua cláusula de prorrogação, ou possua vigência superior à vigência do Certificado, deve ser enviado aditivo alterando o prazo de vigência do contrato.

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