Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Criado pelo Inep em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um índice que sintetiza, em uma escala de zero a dez, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: 1 — aprovação escolar, a partir dos dados obtidos no Censo Escolar da Educação Básica; e 2 — médias de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil.
A série histórica de resultados do Ideb teve início em 2005, com metas estabelecidas até 2021. A partir desse momento, foram estabelecidas metas bienais de qualidade que devem ser atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.
Saiba mais sobre o Ideb
Gestores públicos das três esferas de governo, gestores escolares, pesquisadores, educadores, professores, pais, estudantes e imprensa.
Permite supervisionar o desempenho das escolas e dos sistemas de ensino, de acordo com as metas individuais pactuadas no âmbito do compromisso Todos pela Educação, além de medir a qualidade do aprendizado do País e subsidiar o estabelecimento de metas para a melhoria do ensino que contribuam, inclusive, para a redução das desigualdades.
Os resultados do Ideb de 2023 foram divulgados no segundo semestre de 2024, após a coleta de dados da 2ª etapa do Censo Escolar 2023, essencial para a composição dos indicadores de rendimento escolar, e a partir da divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
- O cálculo do Ideb foi realizado após a disponibilização dos componentes da médias agregadas do SAEB pela DAEB e a consolidação dos resultados da 2ª etapa do Censo Escolar de 2023 (fev/2024) nos indicadores de rendimento escolar.
-
A divulgação do Ideb 2023 ocorreu no dia 14 de agosto de 2024.
O Grupo de Trabalho para a atualização do indicador para um novo ciclo de monitoramento teve o seu prazo prorrogado.
O estabelecimento de uma nova metodologia para o indicador é fundamental para o que o mesmo continue significativo para a sociedade, frente as mudanças ocorridas na organização e atendimento na educação básica ao longo da última década, como a reformulação do Ensino Médio. A composição de um novo indicador ou atualização do indicador atual bem como a fixação de novas metas educacionais para um novo ciclo de monitoramento permanecem em discussão.
- Coordenação-Geral de Controle da Qualidade e de Tratamento da Informação (CGQTI)
- Coordenação de Estatísticas, Indicadores e Controle de Qualidade da Educação Básica (CEICQEB)
A Coodernação-Geral de Controle de Qualidade e Tratamento da Informação é composta por:
- 17 servidores
- 7 colaboradores
- 1 estagiário
Atuando nessa ação são:
- 3 servidores
- 3 colaboradores
- Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.