Censo da Educação Superior

O Censo da Educação Superior é um levantamento estatístico realizado anualmente, mediante coleta indireta de dados descentralizada, englobando as instituições de educação superior (IES), públicas e privadas, com informações sobre cursos de graduação e sequenciais de formação específica, alunos e docentes. Os resultados constituem referências quantitativas relevantes para o Ministério da Educação (MEC), suas organizações vinculadas, outros órgãos públicos, academia, imprensa e sociedade em geral, para análises de cenário e conjuntura da educação superior no País. Tais informações subsidiam, ainda, ações de regulação e supervisão de cursos e de IES por parte do MEC, cálculo de indicadores de desempenho e de qualidade da educação superior (CPC – Conceito Preliminar de Curso e IGC – Índice Geral de Cursos) e formulação de políticas públicas e avaliação de programas e ações na área da educação superior.
Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior
No exercício de 2024, foi realizado o Censo da Educação Superior 2023, que contabilizou 9.977.217 matrículas em cursos de graduação, 2.580 instituições de educação superior, 319.705 docentes em exercício e 46.964 cursos de graduação.
A execução orçamentária da Ação 6503 - Censo da Educação Superior ficou em torno de R$ 440.310,00 (quatrocentos e quarenta mil e trezentos e dez reais), sendo relacionada a despesas com passagens e diárias referente à realização de eventos de capacitação, de avaliação e pagamento de Auxílio de Avaliação Educacional (AAE) no âmbito da Comissão Técnica de Classificação de Cursos - CTCC.
- Todas as etapas referentes ao cronograma de coleta do Censo da Educação Superior 2023 foram cumpridas, exceto pela divulgação dos resultados, que ocorreu em 3 de outubro de 2024. Apesar desse atraso, não houve alterações na Portaria, ao contrário do que ocorreu em anos anteriores.
- Realização de 8 reuniões da Comissão Técnica de Classificação de Cursos (CTCC), para manutenção da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais (Cine Brasil), e viabilização da produção e disseminação do Censo da Educação Superior, e sua comparabilidade internacional segundo classificação de referência.
- Condução de trabalhos em 5 (cinco) frentes com especialistas nas áreas gerais da Cine Brasil, a partir do dimensionamento de necessidades junto à CTCC, sobre rótulos em Engenharia de Computação, Ciência de Dados, Gestão da Produção, Gestão do Agronegócio, além do tratamento de denominações variadas perante a atual estrutura da área geral 06 (19 especialistas).
- Consulta a IES ofertantes de cursos em Engenharia de Computação, que se encontravam na área geral 06, perante atualização da Cine Brasil deliberada pela CTCC (rótulo 0714E04-Engenharia de Computação/113 (f: 79%) e 30 (c: 21%) [N =143]).
- Início da atividade em frentes de trabalho com especialistas para melhorar o alinhamento da área geral 06 da Cine Brasil com a classificação de referência, elaborada pelo Instituto de Estatísticas da Unesco (International Standard Classification of Education - Fields of Education and Training, ISCED-F) (3 especialistas).
- A manutenção do ambiente de treinamento online por meio da plataforma Moodle é essencial para capacitar os envolvidos nos processos e atividades relacionadas à coleta de dados do Censo da Educação Superior. Isso é feito levando em consideração as características do processo de aprendizagem de adultos, os princípios do levantamento de necessidades e o fluxo das etapas e atividades do censo. O treinamento a distância para o Censo de 2023 aconteceu de 30 de janeiro a 05 de abril de 2024, contando com a participação de 988 estudantes das Instituições de Ensino Superior, dos quais 469 finalizaram o curso e optaram pelo recebimento do certificado de conclusão do curso.
- Em 2024, a equipe do Censo da Educação Superior realizou duas lives. A primeira abordou o Marco Legal do Censo e as novidades do sistema Censup. A segunda tratou de dúvidas de preenchimento enviadas pelas IES à equipe do Inep. Além disso, as lives do Censo 2021 e 2022, que explicam o preenchimento dos módulos do sistema Censup, foram editadas e disponibilizadas como material de apoio. Uma pesquisa de avaliação feita após o encerramento do processo censitário mostrou alto nível de satisfação das IES com as lives realizadas. Na escala de 1 a 5, onde 1 é o menor e 5 o maior nível de satisfação, mais de 75% das respostas indicaram os níveis 4 e 5. Isso reflete a satisfação das IES com a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, a contribuição das lives para o desempenho no trabalho, a duração (de 1 a 2 horas), o conteúdo e a qualidade dos instrutores.
- Publicação de materiais de apoio ao preenchimento, tais como 9 manuais de preenchimento do Censo da Educação Superior, 1 cartilha de orientações, 4 questionários contendo as variáveis coletadas no Censo 2023 e ainda 11 leiautes para importação de dados.
- Disseminação de informações referentes ao Censo da Educação Superior por meio de 4 edições do Boletim do Censo da Educação Superior, 4 informativos “Fica a Dica” e 26 comunicados direcionados aos usuários do sistema.
- Realização de 10 aplicações piloto do questionário de laboratório, sendo 8 presenciais e 2 por videoconferência. Essas aplicações buscaram fornecer às equipes do Inep insumos sobre a validade e o escopo de variáveis para aprimorar o questionário de coleta de dados sobre laboratórios das IES. O principal objetivo foi aperfeiçoar o instrumento de coleta utilizado no Censo da Educação Superior. As visitas às IES permitiram identificar melhorias e ajustes necessários no questionário.
- Três reuniões técnicas foram realizadas para aprimorar o questionário de coleta de dados, com foco nos quesitos relacionados às políticas de ação afirmativa e aos programas diferenciados de destinação de vagas. Duas dessas reuniões contaram com a participação de Recenseadores Institucionais e técnicos das IES que atuam na área, enquanto a terceira foi conduzida com gestores do Ministério da Educação. Como resultado dessas discussões, foram definidas alterações no escopo da coleta, que serão implementadas no Censo 2024.
- Conforme disposto na portaria do Cronograma do Censo Superior 2023, foram realizadas 6 verificações de dados in loco ou videoconferência em IES selecionadas. Duas verificações foram presenciais e as demais ocorreram por videoconferência. As verificações foram uma oportunidade de aproximação entre as equipes do Inep e os responsáveis pela coleta do Censo nas instituições, favorecendo a compreensão sobre como os seus processos são conduzidos e a identificação de possibilidades de melhoria. Além disso, a atividade permitiu esclarecer conceitos utilizados no Censo e orientar as instituições sobre a necessidade de correção de dados da declaração de 2023.
- Foram publicadas no Diário Oficial da União duas portarias relacionadas às (IES) que não preencheram o Censo da Educação Superior 2023 ou não apresentaram justificativa para a não declaração. A Portaria nº 232, de 17 de junho de 2024, alertou sobre o prazo final para o preenchimento, listando 263 IES nessa condição. Após o encerramento desse prazo, ainda restaram 152 IES que não finalizaram a coleta nem apresentaram justificativas para o não preenchimento. Consequentemente, essas instituições foram listadas na Portaria nº 285, de 9 de julho de 2024, notificando as IES com pendências de fechamento ou do não preenchimento de dados ao Censo da Educação Superior 2023.
- O IX Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (Ences) ocorreu em 30 e 31 de outubro de 2024, com 181 participantes, incluindo RIs, AIs, representantes do MEC, do Inep e convidados representante de associações de educação superior. Transmitido ao vivo pelo canal do Inep no YouTube, o evento abordou a avaliação do Censo 2023, perspectivas para 2024, estatísticas da educação superior, boas práticas de preenchimento e procedimentos do Cine Brasil. Também contou com a participação de secretarias do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Educação (CNE), do do Colégio de Procuradores Educacionais Institucionais das Instituições Públicas de Ensino Superior (COPI-IPES) e da Associação Nacional de Procuradores e Pesquisadores Institucionais das IES Privadas (ANPI-IES), além de representante da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes/Inep).
- Realização da seleção e da publicação de relatos de boas práticas no preenchimento do Censo da Educação Superior 2023. Essa foi a terceira vez que esta atividade ocorreu, sendo que a primeira iniciativa foi publicada em 2020 sobre relatos do preenchimento de 2019, e a segunda, foi publicada em 2023 acerca do Censo 2021. Essa ação visa reconhecer boas práticas adotadas pelas IES declarantes de dados e informações no Censo da Educação Superior, no âmbito da atuação de Recenseadores Institucionais e Auxiliares Institucionais, assim como valorizar experiências diversas de diferentes IES.
- Foram realizadas duas campanhas junto às IES. A primeira, em 25 de julho, destacou a importância do Censo da Educação Superior, com ações como a divulgação de vídeos institucionais nas redes sociais do Inep e a solicitação de informações sobre instituições e cursos estaduais e municipais às Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação, buscando garantir a abrangência e a qualidade dos dados. A segunda, iniciada em outubro de 2023, visa melhorar a declaração do quesito cor ou raça no Censo, com o objetivo de reduzir o número de alunos e docentes que optam pela marcação 'não quis declarar a cor ou raça'. Embora tenha havido avanços na coleta dessa informação, os percentuais de não resposta permanecem altos tanto para alunos quanto para docentes. Por isso, é essencial que a campanha de conscientização seja mantida e intensificada na próxima edição do Censo da Educação Superior.
- Monitoramento da entrada de dados do Censo da Educação superior até o período final da coleta.
- Realização do processo de consistência dos dados declarados ao Censo 2023.
- Levantamento de requisitos, acompanhamento do desenvolvimento e homologação das funcionalidades do sistema de coleta Censup.
- Manutenção do painel de BI com as principais estatísticas e indicadores produzidos a partir dos dados do Censo da Educação Superior. O objetivo é dar transparência, facilitando o acesso às informações educacionais pelos usuários. Os dados disponibilizados por meio do Painel BI estão de acordo com as normativas de proteção de dados pessoais.
- Promoção de melhorias no Sistema Censup para a coleta do Censo da Educação Superior de 2023.
- Realização de lives e treinamentos a distância para capacitar os recenseadores institucionais sobre os módulos do Censup 2023.
- Realização de aplicação piloto do questionário de laboratório.
-
Novas metodologias de trabalho com especialistas junto à Cine Brasil.
- Aperfeiçoar os instrumentos de coleta.
- Aprimorar o sistema de coleta.
- Revisar e atualizar o Manual da Cine Brasil.
- Organizar e manter framework para o gerenciamento de dados e informações da Cine Brasil, reforçando sua vinculação primária junto ao Censo da Educação Superior e à produção e disseminação de estatísticas educacionais.
- Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior (CGCES).
A Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior - CGCES/DEED/INEP é composta por:
- 10 servidores
- 7 colaboradores
- 2 estagiários
Também participam no tratamento de dados, divulgação e disseminação de informações estatísticas, parte da equipe da Coordenação-Geral de Controle de Qualidade e Tratamento da Informação - CGCQTI/Deed/Inep:
- 7 servidores e servidoras
- 4 colaboradores e colaboradoras
Participação das Instituições de Educação Superior:
- 1.687 Recenseadores Institucionais
- 4.852 Auxiliares Institucionais
- Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008, que dispõe sobre o censo anual da educação.
- Portaria nº 794, de 23 de agosto de 2013, que dispõe sobre o censo da educação superior.
- Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior, dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
- Portaria nº 984, de 18 de novembro de 2020, altera a Portaria nº 794, de 23 de agosto de 2013.
- Portaria nº 493, de 21 de novembro de 2024, dispõe sobre o Cronograma do Censo da Educação Superior 2024.
- Portaria nº 285, de 9 de julho de 2024, que torna pública a relação das Instituições de Educação Superior (IES) que não preencheram o Censo da Educação Superior 2023 e não apresentaram justificativa para o não preenchimento.
- Portaria nº 232, 17 de junho de 2024, que notifica as Instituições de Educação Superior (IES) com pendências de fechamento ou do não preenchimento de dados ao Censo da Educação Superior 2023.
- Portaria nº 1.715, de 02 outubro de 2019, que dispõe sobre os procedimentos para classificação de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica e constitui a Comissão Técnica de Classificação de Cursos - CTCC.
- Portaria nº 565, de 1º de julho de 2020, que altera a Portaria nº 1.715, de 2 de outubro de 2019, que dispõe sobre os procedimentos para a classificação de cursos de graduação e sequenciais de formação específica e constitui a Comissão Técnica de Classificação de Cursos - CTCC.
- Portaria nº 650, de 30 de agosto de 2022, que altera a Portaria nº 1.715, de 2 de outubro de 2019, que dispõe sobre os procedimentos para a classificação de cursos de graduação e sequenciais de formação específica e constitui a Comissão Técnica de Classificação de Cursos - CTCC.
- Portaria nº 299, de 27 de fevereiro de 2023, que aprova o Regimento Interno da Comissão Técnica de Classificação de Cursos - CTCC.
- Portaria nº 1.578, de 12 de agosto de 2023, que altera a Portaria MEC nº 1.715, de 2 de outubro de 2019, que dispõe sobre os procedimentos para a classificação de cursos de graduação e sequenciais de formação específica e constitui a Comissão Técnica de Classificação de Cursos - CTCC.