Enem

Maior exame nacional e segundo maior do mundo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998. O exame avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é a principal forma de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou para pleitear financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas do Enem também podem ser usadas para acesso a mais de 50 instituições de educação superior de Portugal. O exame pode ser feito por qualquer pessoa e há, inclusive, uma aplicação para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o Enem PPL.
O exame avalia o desempenho do estudante e colabora para:
- Autoavaliação.
- Acesso à educação superior.
- Acesso a financiamento e apoio estudantil.
- Desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Em 2024, o Enem foi realizado regularmente, aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. O número total de inscritos na edição foi de 4.325.960 de estudantes. No primeiro dia de provas, em 3 de novembro, 3,15 milhões de estudantes compareceram às provas (73,4% do total, contra 71,9% de 2023). No segundo dia de provas, a participação foi de 2,98 milhões de alunos em todo o país. O número representa 69,4% do total de 4,3 milhões de inscritos e supera o percentual de 2023, quando 68% do total de inscritos compareceram ao segundo dia do Enem.
A realização do Enem 2024 envolveu a aplicação de provas em 1.753 municípios brasileiros, com a participação de mais de meio milhão de colaboradores. No total, as provas foram aplicadas em 1.753 municípios, distribuídos pelas 27 Unidades da Federação. Foram 10.766 locais de prova e 11.635 coordenações, nas 149.724 salas de aplicação. O Enem PPL 2024 foi aplicado, em 10 e 11 dezembro de 2024, a 97.016 inscritos.
- Novo processo na forma de alocação dos participantes, utilizando o georreferenciamento e otimizando o processo de ensalamento.
- Criação de comissão de especialistas para avaliação dos resultados do ensalamento antes de remeter os dados para produção de materiais e divulgação do local de prova.
- Contratação de gestão de riscos por serviço prestado por uma empresa especializada.
- Inserção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nas apurações de segurança e revisão dos protocolos de ações integradas.
- Intensificação do diálogo com a Polícia Federal para ampliação das ações preventivas de combate à fraude e à desinformação.
- Mobilização do Ministério da Educação (MEC) para cessão de infraestrutura federal de ensino para aplicação das provas, resultando em locais com melhor infraestrutura e que permitem maior controle do fluxo de participantes e colaboradores.
- Maior ênfase da temática de segurança na capacitação dos coordenadores estaduais, municipais, de locais de aplicação e assistentes do local de aplicação.
- O combate à evasão na educação básica está ligado à retomada de crescimento do Enem. Os beneficiários que, segundo os requisitos, concluíram o ensino médio e participaram dos dois dias de prova receberam uma parcela extra de R$ 200 relativa ao Programa Pé de Meia.
- O Enem 2024 teve várias novidades, como a aceitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, a ampliação de documentos aceitos para comprovar a identidade e a alteração no tamanho do cartão-resposta e da folha de redação.
- Não foi mais necessário enviar documentos comprobatórios para usar o nome social. As informações foram transferidas automaticamente da Receita Federal.
-
Também passaram a ser aceitos o e-Título, a CNH, o RG e a documentação para estrangeiros.
-
Melhorias para os participantes com solicitação de atendimento especializado:
- Disponibilização, aos participantes que solicitaram prova ampliada e superampliada, de Avaliação de Atendimento Especializado ampliada (Fonte 18).
- Participantes em geral:
- Exclusão do Boletim de Ocorrências do rol de documentos aceitos para identificação dos participantes, visando à segurança dos exames.
- Inclusão da Carteira de Identidade Nacional (CIN Digital) no rol de documentos aceitos para identificação dos participantes.
- Inclusão de documentos estrangeiros (Países do Mercosul e Estados Associados) no rol de documentos aceitos para identificação dos participantes.
-
Utilização do nome social cadastrado na Receita Federal retirando-se o envio de documentos comprobatórios.
- Procedimentos de Aplicação:
- Inclusão dos seguintes procedimentos para aumentar a segurança:
- Registro fotográfico de lacre de malotes rompido ou violado no momento do recebimento pelos correios.
- Registro fotográfico dos lacres de todos os malotes imediatamente antes de abri-los.
- Registro fotográfico do participante segurando o documento de identificação apresentado próximo ao rosto, em casos de Identificação Especial (problemas de documentação de identificação).
- Retorno à Coordenação, com o envelope de provas lacrado, do Chefe da sala em que todos os participantes forem ausentes, para abri-lo e realizar as ações pertinentes na coordenação na presença do Coordenador de Local.
- Coleta de assinatura, em campo próprio da Ata de Sala, do participante que se voluntariar ou for escolhido para atestar a inviolabilidade do envelope de provas imediatamente antes de sua abertura.
- Proposição de inovações no formato dos itens e no design dos testes, a fim de mensurar habilidades complexas, de acordo com as determinações do novo ensino médio.
-
Proposição de inovações no formato dos itens e no design dos questionários, a fim de mensurar dados contextuais dos participantes.
Diretoria de Avaliação da Educação Básica:
- Coordenação-Geral de Exames e Instrumentos
- Coordenação-Geral de Medidas da Educação Básica
Área pedagógica
Diretoria de Avaliação da Educação Básica
- Equipe de servidores: 15
- Equipe de terceirizados: 15
- Membros de comissões assessoras: 116
Metodologia Estatística
Diretoria de Avaliação da Educação Básica
- Equipe de servidores e terceirizados da Coordenação-Geral de Medidas da Educação Básica: 18
Apoio operacional
Diretoria de Gestão e Planejamento
- Coordenação-Geral de Contratos para Aplicação: 12 servidores e 15 terceirizados
- Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Aplicação: 8 servidores, 1 estagiário e 10 terceirizados
- Coordenação-Geral de Monitoramento e Integração Logística: 7 servidores e 7 terceirizados
Apoio tecnológico
Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados
- Coordenação-Geral de Sistemas da Educação Básica: 2 servidores e 56 terceirizados
- Coordenação-Geral de Sistemas para Dados Educacionais: 1 servidor e 6 terceirizados
- Coordenação-Geral de Infraestrutura Tecnológica e Segurança Cibernética: 2 servidores e 27 terceirizados.
- Decreto n.º 9.432, de 29 de junho de 2018, que regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica.
- Portaria n.º 458, de 20 de março de 2020, que altera a Portaria de Consolidação n.º 1/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, e n.º 2, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a inclusão e o preenchimento obrigatório dos campos Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) nos sistemas de informação.
- Portaria MEC n.º 468, de 3 de abril de 2017, que dispõe sobre a realização do Enem e dá outras providências.