Ideb

Criado pelo Inep em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é um índice que sintetiza, em uma escala de zero a dez, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: 1 — aprovação escolar, a partir dos dados obtidos no Censo Escolar da Educação Básica; e 2 — médias de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil.
A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005. A partir desse momento, foram estabelecidas metas bienais de qualidade que devem ser atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.
Gestores públicos das três esferas de governo, gestores escolares, pesquisadores, educadores, professores, pais, estudantes e imprensa.
Permite supervisionar o desempenho das escolas e dos sistemas de ensino, de acordo com as metas individuais pactuadas no âmbito do compromisso Todos pela Educação, além de medir a qualidade do aprendizado do País e subsidiar o estabelecimento de metas para a melhoria do ensino que contribuam, inclusive, para a redução das desigualdades.
Os resultados do Ideb de 2021 foram divulgados em setembro de 2022, representando um marco histórico, visto que, com a divulgação, encerrou-se o ciclo estabelecido inicialmente para acompanhamento do indicador (2005-2021). De acordo com os resultados, o Brasil apresentou o valor de 5,8 para o ensino fundamental nos anos iniciais, considerando todas as redes de ensino. Para o ensino fundamental nos anos finais, o resultado foi de 5,1 para todas as redes. Em relação ao ensino médio, o Ideb foi de 4,2.
- Realização das avaliações do Saeb 2021 com a respectiva divulgação dos resultados;
- Realização do Censo Escolar 2021 em suas duas etapas;
- Tratamento de dados;
- Análise inicial do comportamento estatístico do indicador e validação dos resultados;
- Preparação do material de disseminação estatística;
- Divulgação dos resultados em 19 de setembro de 2022, conforme planejamento realizado.
Pondera-se sobre a necessidade de o Inep se articular com o MEC para a construção de um novo ciclo.
A composição de um novo indicador ou atualização do indicador atual, bem como a fixação de novas metas educacionais para um novo ciclo de monitoramento permanecem em aberto. Sem a composição de metas e a atualização do indicador para dar tratamento às demandas referentes à evolução do indicador, não será possível o seguimento do cálculo e monitoramento deste indicador.
Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed)
Coordenação-Geral de Controle da Qualidade e de Tratamento da Informação (CGQTI)
Coordenação de Estatísticas, Indicadores e Controle de Qualidade da Educação Básica (CEIEB)
A Coordenação de Estatísticas, Indicadores e Controle de Qualidade da Educação Básica (CEIEB) é composta por:
- 4 servidores;
- 3 colaboradores.
- Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.