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SAEB
Seminário apresenta novidades da avaliação
Evento foi realizado no auditório do FNDE, em Brasília (DF), e reuniu secretários estaduais e municipais de Educação. Crédito: Jotta Casttro
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 contará com novidades na aplicação deste ano. Para apresentar as mudanças e discutir os desafios e avanços do sistema de avaliação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, o Seminário de Apresentação do Saeb 2025. O evento foi realizado no auditório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília (DF), e reuniu secretários estaduais e municipais de Educação.
Entre as mudanças previstas, destacam-se o início da transição para as matrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Saeb censitário (língua portuguesa e matemática do 5º e 9º anos ensino fundamental e 3ª e 4ª séries do ensino médio); testes e questionários em braile, bem como atendimento especializado com ledor na aplicação dos questionários do 9º ano do ensino fundamental; além de aplicações experimentais de itens de resposta construída.
“A aprendizagem é um processo complexo e difícil traduzir com uma métrica. Mas, ao mesmo tempo, para os gestores é muito importante. Precisamos separar a avaliação de larga escala das demais avaliações, especialmente das formativas. Temos que valorizá-la como uma bússola importante para a definição das políticas educacionais das secretarias”, destacou Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, também esteve presente no evento.
Manuel Palacios, presidente do Inep, ressaltou que, em 2024, o Instituto iniciou uma pesquisa, que continua em andamento, com professores da educação básica de todas as regiões do Brasil. Atualmente, o Inep também consulta especialistas para definir os padrões de desempenho esperados ao final dos anos iniciais e finais do ensino fundamental nas áreas de língua portuguesa, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Essa etapa ainda envolverá a realização de Seminários Regionais para validação desses padrões. “Queremos promover um debate de modo que cada estado venha adotar esses padrões de desempenho. A partir de março, serão promovidos esses encontros, com o objetivo de fomentar esse diálogo”, completou.
Hilda Linhares Silva, diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, ressaltou a importância da participação das redes para que todas as escolas conheçam e debatam tais padrões. “Esse seminário é uma oportunidade de discutir a natureza dos padrões de desempenho, mas é, acima de tudo, um evento que visa mobilizar e sensibilizar as redes para o papel que esses padrões podem ter na condução dos seus próprios processos avaliativos”.
Também participaram do seminário Alessio Costa Lima, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Rossieli Soares, coordenador do grupo de avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal e 1ª vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Padrões de desempenho – O Inep realizou uma série de oficinas em 2024 com docentes da educação básica e consultores internacionais especialistas no Método Angoff Modificado, a fim de definir os padrões de desempenho do Saeb. O trabalho será publicado antes da próxima aplicação da avaliação e trará informações sobre a qualidade da educação no país a partir de critérios. Os níveis estabelecidos contribuirão para a compreensão da proficiência dos alunos.
- Avançado: Indica um desempenho superior àquele esperado para determinada etapa de escolarização. Os estudantes que se encontram neste padrão demonstram ter desenvolvido habilidades mais complexas que as previstas pela norma curricular para a área de conhecimento e/ou componente curricular, na etapa avaliada. Além de disporem de condições adequadas à continuidade, com sucesso, de sua trajetória acadêmica, esses estudantes necessitam de atividades mais desafiadoras, que estimulem seu interesse e ritmo de aprendizagem.
- Adequado: Indica o desempenho esperado para uma determinada etapa de escolarização. Os estudantes que se encontram neste padrão demonstram ter desenvolvido as habilidades previstas pela norma curricular para a área de conhecimento e/ou componente curricular, na etapa avaliada; dispõem de condições adequadas à continuidade, com sucesso, de sua trajetória acadêmica.
- Básico: Indica um desempenho minimamente necessário a uma determinada etapa de escolarização. Os estudantes que se encontram neste padrão demonstram ter desenvolvido, de forma ainda incipiente, as habilidades previstas pela norma curricular para a área de conhecimento e/ou componente curricular, na etapa avaliada; necessitam de acompanhamento próximo a fim de que avancem a um padrão adequado de desempenho para a etapa de escolarização e componente curricular avaliados.
- Abaixo do Básico: Indica um desempenho aquém do esperado para uma determinada etapa de escolarização. Os estudantes que se encontram neste padrão apresentam significativo comprometimento do desenvolvido das habilidades previstas pela norma curricular para a área de conhecimento e/ou componente curricular, na etapa avaliada; têm a sua trajetória acadêmica seriamente comprometida e, por isso, necessitam de intervenções emergenciais de recomposição das aprendizagens necessárias à etapa de escolarização e componente curricular avaliados.
Confira a apresentação Saeb 2025
Confira as matrizes e padrões Saeb 2025
Confira os comparativos das matrizes
Saiba mais sobre o Saeb
Assessoria de Comunicação Social do Inep