Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Sobre
      • Base Legal
      • Missão, visão e valores
      • Competências
      • História
      • Estrutura
      • Quem é quem
      • Ex-presidentes
      • Fale Conosco
      • Pesquisa Pública
      • Corregedoria
    • Ações e Programas
    • Participação Social
      • Audiências e consultas públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Outras ações
      • Chamamentos públicos
      • Ouvidoria
      • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Auditorias
      • Plano Anual de Auditoria Interna (Paint)
      • Relatório de Atividades de Auditoria Interna (Raint)
      • Relatório de Avaliação e de Consultoria
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ)
      • Relatório de Gestão e Parecer de Contas Anual
      • Monitoramento das Recomendações
    • Convênios e Transferências
      • Convênios
      • Transferências
      • Acordos de Cooperação Técnica
      • Protocolo de Intenções
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Planos de Contratações Anual (PCA)
    • Servidores (ou Empregados Públicos)
      • Concursados
      • Consultores
      • Programa de Gestão e Desempenho
      • Seleções
      • Terceirizados
      • Perfil Profissional
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Avaliação in loco
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)
      • Cine Brasil
      • Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS)
      • Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce)
      • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
      • Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida)
      • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
      • Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)
      • Monitoramento do PNE
      • Prova Nacional Docente
      • Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA)
      • Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
      • Sistema Educacional Brasileiro (SEB)
      • Tratamento de Dados Pessoais
      • Estudo Internacional de Educação Cívica e Cidadania (ICCS)
      • Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
    • Dados Abertos
      • Indicadores Educacionais
      • Inep Data
      • Microdados
      • Plano de Dados Abertos
      • Serviço de Acesso a Dados Protegidos
      • Sinopses Estatísticas
      • Listagem de pagamentos por ordem cronológica
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Agenda de Autoridades
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Sobre
      • Aviso de privacidade
      • Dados do encarregado
      • Previsão legal
      • Finalidade
      • Implementação da LGPD
  • Áreas de Atuação
    • Avaliações e Exames Educacionais
      • Alfabetiza Brasil
      • Arcu-Sul
      • Avaliação da Alfabetização
      • Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Encceja
      • Enade
      • Enade Bacharelado e Superiores de Tecnologia
      • Enade das licenciaturas
      • Enamed
      • Enem
      • Erce
      • PIRLS
      • Pisa
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Riaces
      • Saeb
      • ICCS
      • TIMSS
    • Gestão do Conhecimento e Estudos Educacionais
      • Disseminação de Informações
      • Estudos Educacionais
      • Linha Editorial
    • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
      • Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnologica
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Cine Brasil
      • Estatísticas Educacionais Internacionais
      • Fundeb
      • Ideb
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Talis
      • Indicadores Educacionais
  • Assuntos
    • Ações Internacionais
      • Sobre
      • Plano de Cooperação Técnica Internacional
      • Organismos Internacionais
      • Cooperação Técnica Bilateral
    • Eventos
      • Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica 2023
      • Webinar de Entrega de Resultados da Análise Curricular do Erce 2019
    • Gestão e Governança
      • Planejamento Estratégico Institucional
      • Programa de Integridade
      • Governança de TI
    • Prêmios
      • Prêmio Calouro Destaque
    • Sistemas e Plataformas
      • Censup
      • Educacenso
      • e-MEC
      • Extrato IRPF
      • Página do Participante Enem
      • Pergamum
      • Plataforma AtoM
      • Plataforma Em Aberto
      • Plataforma Enem em Libras
      • Plataforma Moodle
      • Plataforma Rbep
      • Sistema BNI
      • Sistema Celpe-Bras
      • Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
      • Sistema Enade
      • Sistema Encceja Exterior
      • Sistema Encceja Nacional
      • Sistemas Especiais PPL
      • Sistema Ideb
      • Sistema Revalida
      • Sistema RNPA
      • Sistema Saeb
      • Solicito
      • Webmail
    • Iniciativas Descontinuadas
      • Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem)
      • Exame Nacional de Cursos (Provão)
      • SEB
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • Serviço de Acesso a Dados Protegidos - Sedap
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
  • Centrais de Conteúdo
    • Acervo Linha Editorial
      • Cadernos de Estudos
      • Em Aberto
      • Estado do Conhecimento
      • PNE em Movimento
      • Publicações Institucionais
      • Publicações Diversas
      • RBEP
      • Relatos de Pesquisa
      • Textos para Discussão
    • Apresentações
      • Avaliações e Exames Educacionais
      • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
    • Campanhas Inep
    • Dados Abertos
    • Identidade Visual
      • Sobre
      • Institucional
      • Avaliações e Exames Educacionais
      • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
      • Gestão do Conhecimento e Estudos Educacionais
    • Infográficos
    • Legislação
      • Anuário da Educação Profissional e Tecnológica.
      • Arcu-Sul
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Cibec
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Enade
      • Enamed
      • Encceja
      • Enem
      • Estudos Educacionais
      • Gestão e Governança
      • Ideb
      • Indicadores Educacionais Internacionais
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Revisão de Atos Normativos
      • Saeb
      • SEB
    • Notícias
      • Ações Internacionais
      • Alfabetiza Brasil
      • Avaliação da Alfabetização
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Disseminação de Informações
      • Cine Brasil
      • Enade
      • Enamed
      • Encceja
      • Enem
      • Estudos Educacionais
      • Ideb
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Institucional
      • Linha Editorial
      • Outros
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Saeb
      • Seb
    • Press Kits
    • Relatórios
      • Relatórios de Atividades e Gestão
      • Relatórios de Ouvidoria
    • Vídeos
  • Composição
    • Presidência
      • Autoridades
      • Competências
    • Gabinete
      • Autoridades
      • Competências
    • Assessoria de Governança e Gestão Estratégica
      • Autoridades
      • Competências
    • Assessoria de Comunicação Social
      • Autoridades
      • Competências
    • Ouvidoria
      • Autoridades
      • Competências
    • Conselho Consultivo
      • Sobre
      • Estrutura
      • Composição
      • Legislação
      • Cronograma
      • Pautas de reuniões
      • Atas de reuniões
    • Auditoria Interna
      • Autoridades
      • Competências
    • Procuradoria Federal
      • Autoridades
      • Competências
    • Corregedoria
      • Autoridades
      • Competências
      • Informações
    • Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Governança
      • Coordenação-Geral de Sistemas da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Sistemas da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Sistemas e Dados Educacionais
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Tecnológica e Segurança Cibernética
    • Diretoria de Gestão e Planejamento
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas
      • Coordenação-Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade
      • Coordenação-Geral de Recursos Logísticos
      • Coordenação-Geral de Contratos para Aplicação
      • Coordenação-Geral de Monitoramento e Integração Logística
      • Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Aplicação
      • Coordenação-Geral de Licitações e Contratos
    • Diretoria de Avaliação da Educação Básica
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Medidas da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Exames e Instrumentos
    • Diretoria de Avaliação da Educação Superior
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Avaliação in loco
      • Coordenação-Geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Elaboração de Exames da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Avaliação das Licenciaturas
      • Coordenação-Geral de Avaliação da Formação Médica
    • Diretoria de Estatísticas Educacionais
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral do Censo Escolar da Educação Básica
      • Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação
    • Diretoria de Estudos Educacionais
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Editoração e Publicações
      • Coordenação-Geral de Disseminação de Informações
      • Coordenação-Geral de Estudos Educacionais
    • Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Avaliação Institucional da EPT
      • Coordenação-Geral de Exames e Certificações da EPT
      • Coordenação-Geral de Disseminação de Indicadores da EPT
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Flickr
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Centrais de Conteúdo Notícias Saeb No ensino médio, 67% dos estudantes têm desempenho crítico em Matemática
Info

Notícias

Notícias Saeb

No ensino médio, 67% dos estudantes têm desempenho crítico em Matemática

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 22/11/2010 12h25 Atualizado em 30/06/2025 12h40

Dados fazem parte do Saeb, que está ocorrendo esta semana em todas as unidades da Federação

Dos estudantes brasileiros da 3ª série do ensino médio, na disciplina de Matemática, 62,6% foram classificados no estágio crítico e outros 4,8% no estágio muito crítico do aprendizado. No total, 67,4% dos alunos têm desempenho muito abaixo daquele desejado. No Brasil, no estágio considerado adequado para essa disciplina estão somente 6% dos alunos. Em Leitura, 42,1% dos alunos deste nível de ensino estão nessas mesmas faixas de desempenho.

No estágio muito crítico, em Matemática, os estudantes não conseguem ler e interpretar gráficos e usar as figuras geométricas planas, por exemplo.  No estágio crítico, desenvolvem algumas habilidades elementares de interpretação de problemas, mas estão muito aquém do que é desejado. Em Língua Portuguesa, os alunos no estágio crítico não são leitores competentes. Os dados fazem parte de uma nova leitura do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2001.

O problema é maior nas Regiões Norte e Nordeste, que possuem, respectivamente, 83,1% e 76,4% dos estudantes nos dois piores patamares de desempenho em Matemática. Segundo Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, essa disparidade regional repete-se em todas as séries e disciplinas avaliadas.  "Fica claro, pelos resultados, a necessidade de políticas específicas para o aumento da qualidade na educação nas regiões com os piores indicadores."

Jovens trabalhadores têm pior desempenho

O questionário aplicado pelo Saeb revela o perfil dos estudantes brasileiros e os fatores associados ao desempenho. Na 3ª série do ensino médio, 43% são homens e 57% mulheres. Em relação à raça, 49% declararam-se brancos, 37% pardos e 6% negros.

Quanto à escolaridade da mãe, 7% nunca estudou, 45% têm até o ensino fundamental completo e 27% até o ensino médio. A escolaridade dos pais é semelhante: 8% nunca estudou, 43% têm até o ensino fundamental e 23% o ensino médio.

Segundo dados do Saeb, a escolaridade dos pais é um dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes na escola. "Isso mostra a importância do investimento na alfabetização de adultos que o Ministério da Educação está realizando", afirma Luiz Araújo, presidente do Inep.

No que diz respeito ao acesso à informática, 66% dos jovens afirmaram que não têm computador em casa e 71% deles não dispõem de acesso à Internet. Quanto ao hábito de leitura, 65% disseram que no ano de realização do Saeb tinham lido algum livro de ficção e 83% leram, pelo menos, uma revista de informação geral.

Entre os jovens deste nível de ensino, 35% afirmaram que, além da escola, têm algum tipo de atividade profissional. Os estudantes que trabalham têm desempenho no estágio crítico em Língua Portuguesa e aqueles que não trabalham têm desempenho no estágio intermediário.

Os dados socioeconômicos demonstram que existem diferenças marcantes na comparação dos alunos com melhor e pior desempenhos. Entre aqueles que foram classificados no estágio muito crítico, 96% estudam em escolas públicas e 84% deles estão fora da idade correta para a série cursada. Entre os jovens com desempenho adequado, 76% estudam em escolas privadas e a taxa de atraso escolar é de 16%.

Saeb 2003 vai até sexta-feira

As provas do Saeb, realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), serão aplicadas até sexta-feira (7/11). Todas as 27 unidades da Federação participam da avaliação. O Saeb verifica o rendimento dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em Matemática e Língua Portuguesa. Responderão à prova e aos questionários socioeconômicos, cerca de 300 mil alunos de 6.270 escolas. Além disso, participarão 17 mil professores e 6.500 diretores. 

Percentual de alunos nos estágios de construção de competências - Língua Portuguesa - 3a série do ensino médio - Saeb 2001 - Brasil e Regiões

Estágio

Brasil

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Muito Crítico

4,92

7,06

7,53

4,16

2,98

3,11

Crítico

37,20

46,63

44,90

34,37

31,33

32,99

Intermediário

52,54

43,85

44,33

55,04

59,43

57,88

Adequado

5,34

2,45

3,23

6,43

6,26

6,02

Total

100,00

100,00

100,00

100,00

100,00

100,00

Fonte: MEC/Inep/Daeb

 

 

 

 

 

Construção de competências e desenvolvimento de habilidades de leitura de textos de gêneros variados em cada um dos estágios - Língua Portuguesa - 3ª série do ensino médio

Muito Crítico

Não são bons leitores. Desenvolveram habilidades de leitura compatíveis entre a 4a e a 8a séries do ensino fundamental.

Crítico

Ainda não são bons leitores. Apresentam algumas habilidades de leitura, mas aquém das exigidas para a série (lêem apenas textos narrativos e informativos simples).

Intermediário

Desenvolveram algumas habilidades de leitura, porém insuficientes para o nível de letramento da 3a série (textos poéticos mais complexos, textos dissertativo-argumentativos de média complexidade, texto de divulgação científica, jornalísticos e ficcionais; dominam alguns recursos lingüístico-discursivos utilizados na construção de gêneros).

Adequado

São leitores competentes. Demonstram habilidades de leitura compatíveis com as três séries do ensino médio (textos argumentativos mais complexos, paródias, textos mais longos e complexos, poemas mais complexos e cartuns e dominam recursos lingüístico-discursivos utilizados na construção de gêneros).

 

Percentual de alunos nos estágios de construção de competências - Matemática 

3ª Série do ensino médio - Saeb 2001 - Brasil e Regiões

Estágio

Brasil

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Muito Crítico

4,84

6,78

6,57

4,65

2,43

3,03

Crítico

62,60

76,35

69,83

60,73

51,67

58,66

Intermediário

26,57

14,47

19,00

27,83

38,78

31,74

Adequado

5,99

2,40

4,61

6,79

7,12

6,57

Total

100,00

100,00

100,00

100,00

100,00

100,00

Fonte: MEC/Inep/Daeb

 

 

 

 

 

Construção de competências e desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas em cada um dos estágios - Matemática - 3a série do ensino médio

Muito Crítico

Não conseguem responder a comandos operacionais elementares compatíveis com a 3a série do ensino médio (construção, leitura e interpretação gráfica; uso de propriedades de figuras geométricas planas e compreensão de outras funções).

Crítico

Desenvolvem algumas habilidades elementares de interpretação de problemas, mas não conseguem transpor o que está sendo pedido no enunciado para uma linguagem matemática específica, estando portanto aquém do exigido para a 3a série do ensino médio (construção, leitura e interpretação gráfica; uso de algumas propriedades e características de figuras geométricas planas e resolução de funções logarítmicas e exponenciais).

Intermediário

Apresentam algumas habilidades de interpretação de problemas. Fazem uso de linguagem matemática específica, porém a resolução é insuficiente ao que é exigido para a 3a série do ensino médio (reconhecem e utilizam alguns elementos de geometria analítica, equações polinomiais e reconhecem algumas operações dos números complexos).

Adequado

Interpretam e sabem resolver problemas de forma competente; fazem uso correto da linguagem matemática específica. Apresentam habilidades compatíveis com a série em questão (reconhecem e utilizam elementos de geometria analítica, equações polinomiais e desenvolvem operações com os números complexos).

 Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023/ /9563/ /8037

Tags: NotíciasSaeb
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Sobre
      • Base Legal
      • Missão, visão e valores
      • Competências
      • História
      • Estrutura
      • Quem é quem
      • Ex-presidentes
      • Fale Conosco
      • Pesquisa Pública
      • Corregedoria
    • Ações e Programas
    • Participação Social
      • Audiências e consultas públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Outras ações
      • Chamamentos públicos
      • Ouvidoria
      • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Auditorias
      • Plano Anual de Auditoria Interna (Paint)
      • Relatório de Atividades de Auditoria Interna (Raint)
      • Relatório de Avaliação e de Consultoria
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ)
      • Relatório de Gestão e Parecer de Contas Anual
      • Monitoramento das Recomendações
    • Convênios e Transferências
      • Convênios
      • Transferências
      • Acordos de Cooperação Técnica
      • Protocolo de Intenções
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Planos de Contratações Anual (PCA)
    • Servidores (ou Empregados Públicos)
      • Concursados
      • Consultores
      • Programa de Gestão e Desempenho
      • Seleções
      • Terceirizados
      • Perfil Profissional
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Avaliação in loco
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)
      • Cine Brasil
      • Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS)
      • Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce)
      • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
      • Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida)
      • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
      • Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)
      • Monitoramento do PNE
      • Prova Nacional Docente
      • Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA)
      • Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
      • Sistema Educacional Brasileiro (SEB)
      • Tratamento de Dados Pessoais
      • Estudo Internacional de Educação Cívica e Cidadania (ICCS)
      • Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
    • Dados Abertos
      • Indicadores Educacionais
      • Inep Data
      • Microdados
      • Plano de Dados Abertos
      • Serviço de Acesso a Dados Protegidos
      • Sinopses Estatísticas
      • Listagem de pagamentos por ordem cronológica
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Agenda de Autoridades
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Sobre
      • Aviso de privacidade
      • Dados do encarregado
      • Previsão legal
      • Finalidade
      • Implementação da LGPD
  • Áreas de Atuação
    • Avaliações e Exames Educacionais
      • Alfabetiza Brasil
      • Arcu-Sul
      • Avaliação da Alfabetização
      • Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Encceja
      • Enade
      • Enade Bacharelado e Superiores de Tecnologia
      • Enade das licenciaturas
      • Enamed
      • Enem
      • Erce
      • PIRLS
      • Pisa
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Riaces
      • Saeb
      • ICCS
      • TIMSS
    • Gestão do Conhecimento e Estudos Educacionais
      • Disseminação de Informações
      • Estudos Educacionais
      • Linha Editorial
    • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
      • Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnologica
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Cine Brasil
      • Estatísticas Educacionais Internacionais
      • Fundeb
      • Ideb
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Talis
      • Indicadores Educacionais
  • Assuntos
    • Ações Internacionais
      • Sobre
      • Plano de Cooperação Técnica Internacional
      • Organismos Internacionais
      • Cooperação Técnica Bilateral
    • Eventos
      • Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica 2023
      • Webinar de Entrega de Resultados da Análise Curricular do Erce 2019
    • Gestão e Governança
      • Planejamento Estratégico Institucional
      • Programa de Integridade
      • Governança de TI
    • Prêmios
      • Prêmio Calouro Destaque
    • Sistemas e Plataformas
      • Censup
      • Educacenso
      • e-MEC
      • Extrato IRPF
      • Página do Participante Enem
      • Pergamum
      • Plataforma AtoM
      • Plataforma Em Aberto
      • Plataforma Enem em Libras
      • Plataforma Moodle
      • Plataforma Rbep
      • Sistema BNI
      • Sistema Celpe-Bras
      • Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
      • Sistema Enade
      • Sistema Encceja Exterior
      • Sistema Encceja Nacional
      • Sistemas Especiais PPL
      • Sistema Ideb
      • Sistema Revalida
      • Sistema RNPA
      • Sistema Saeb
      • Solicito
      • Webmail
    • Iniciativas Descontinuadas
      • Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem)
      • Exame Nacional de Cursos (Provão)
      • SEB
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • Serviço de Acesso a Dados Protegidos - Sedap
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
  • Centrais de Conteúdo
    • Acervo Linha Editorial
      • Cadernos de Estudos
      • Em Aberto
      • Estado do Conhecimento
      • PNE em Movimento
      • Publicações Institucionais
      • Publicações Diversas
      • RBEP
      • Relatos de Pesquisa
      • Textos para Discussão
    • Apresentações
      • Avaliações e Exames Educacionais
      • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
    • Campanhas Inep
    • Dados Abertos
    • Identidade Visual
      • Sobre
      • Institucional
      • Avaliações e Exames Educacionais
      • Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais
      • Gestão do Conhecimento e Estudos Educacionais
    • Infográficos
    • Legislação
      • Anuário da Educação Profissional e Tecnológica.
      • Arcu-Sul
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Cibec
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Enade
      • Enamed
      • Encceja
      • Enem
      • Estudos Educacionais
      • Gestão e Governança
      • Ideb
      • Indicadores Educacionais Internacionais
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Revisão de Atos Normativos
      • Saeb
      • SEB
    • Notícias
      • Ações Internacionais
      • Alfabetiza Brasil
      • Avaliação da Alfabetização
      • Avaliação in loco
      • BNI
      • Celpe-Bras
      • Censo da Educação Superior
      • Censo Escolar
      • Disseminação de Informações
      • Cine Brasil
      • Enade
      • Enamed
      • Encceja
      • Enem
      • Estudos Educacionais
      • Ideb
      • Indicadores de Qualidade da Educação Superior
      • Institucional
      • Linha Editorial
      • Outros
      • Prova Nacional Docente
      • Revalida
      • Saeb
      • Seb
    • Press Kits
    • Relatórios
      • Relatórios de Atividades e Gestão
      • Relatórios de Ouvidoria
    • Vídeos
  • Composição
    • Presidência
      • Autoridades
      • Competências
    • Gabinete
      • Autoridades
      • Competências
    • Assessoria de Governança e Gestão Estratégica
      • Autoridades
      • Competências
    • Assessoria de Comunicação Social
      • Autoridades
      • Competências
    • Ouvidoria
      • Autoridades
      • Competências
    • Conselho Consultivo
      • Sobre
      • Estrutura
      • Composição
      • Legislação
      • Cronograma
      • Pautas de reuniões
      • Atas de reuniões
    • Auditoria Interna
      • Autoridades
      • Competências
    • Procuradoria Federal
      • Autoridades
      • Competências
    • Corregedoria
      • Autoridades
      • Competências
      • Informações
    • Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Governança
      • Coordenação-Geral de Sistemas da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Sistemas da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Sistemas e Dados Educacionais
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Tecnológica e Segurança Cibernética
    • Diretoria de Gestão e Planejamento
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas
      • Coordenação-Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade
      • Coordenação-Geral de Recursos Logísticos
      • Coordenação-Geral de Contratos para Aplicação
      • Coordenação-Geral de Monitoramento e Integração Logística
      • Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Aplicação
      • Coordenação-Geral de Licitações e Contratos
    • Diretoria de Avaliação da Educação Básica
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Medidas da Educação Básica
      • Coordenação-Geral de Exames e Instrumentos
    • Diretoria de Avaliação da Educação Superior
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Avaliação in loco
      • Coordenação-Geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Elaboração de Exames da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Avaliação das Licenciaturas
      • Coordenação-Geral de Avaliação da Formação Médica
    • Diretoria de Estatísticas Educacionais
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral do Censo Escolar da Educação Básica
      • Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior
      • Coordenação-Geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação
    • Diretoria de Estudos Educacionais
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Editoração e Publicações
      • Coordenação-Geral de Disseminação de Informações
      • Coordenação-Geral de Estudos Educacionais
    • Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
      • Autoridades
      • Competências
      • Coordenação-Geral de Avaliação Institucional da EPT
      • Coordenação-Geral de Exames e Certificações da EPT
      • Coordenação-Geral de Disseminação de Indicadores da EPT
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Flickr
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca