Notícias
REVALIDA
Edição 2025/1: Saiba quais cidades terão aplicação do Revalida
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou o rol de cidades de aplicação da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/1. As provas serão realizadas no dia 23 de março, nas seguintes capitais: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A capital fluminense é a novidade desta edição, em relação ao Revalida 2024, além da retomada da aplicação em Porto Alegre.
- A iniciativa é parte de um processo que busca ampliar a realização do Revalida pelo território nacional.
- É necessário indicar a cidade onde deseja realizar a prova, no momento da inscrição.
As inscrições para esta etapa, que contempla a parte teórica do exame (provas objetiva e discursiva), estão abertas até a próxima sexta-feira (31) e devem ser realizadas por meio do Sistema Revalida. A taxa de inscrição (R$ 410), que confirma a participação no exame, deve ser paga até o dia 5 de fevereiro.
Documentação comprobatória — Desde a última edição, os participantes contam com um período específico para apresentar os documentos comprobatórios de conclusão do curso — procedimento que, nas edições anteriores, era realizado durante o período das inscrições. Deste modo, o período para enviar o diploma, o certificado ou a declaração será de 24 a 29 de março.
Confira o cronograma do Revalida 2025/1 (1ª etapa):
- Inscrições: 27 a 31 de janeiro
- Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 27 a 31 de janeiro
- Divulgação da nota de corte: 20 de fevereiro
- Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 10 de março
- Aplicação: 23 de março
Revalida — O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família, e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.
Acesse o edital da 1ª etapa do Revalida 2025/1
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida