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LINHA EDITORIAL
Disponível edição 120 da revista Em Aberto
Está disponível, no site da revista, a edição 120 da revista Em Aberto. A nova edição, intitulada Atendimento Educacional Hospitalar (AEH): políticas, garantias e práticas, reúne experiências de AEH em diferentes regiões do Brasil e em Portugal. Os artigos evidenciam práticas pedagógicas e discutem políticas públicas e direitos educacionais relacionados ao tema.
Entre os assuntos abordados estão a flexibilização curricular, a formação de professores, a gestão escolar, o acesso ao ensino superior e a produção acadêmica na área. A proposta é fomentar reflexões sobre os desafios do AEH, contribuindo para o debate e a formulação de políticas públicas voltadas à educação em contextos hospitalares.
Na seção Enfoque, o artigo “Direito à escolarização e atendimento educacional hospitalar no Brasil: análise da produção acadêmica entre 1999 e 2022”, de Amália Neide Covic e Thomas Pontes Pereira Chequetto, analisa a evolução da produção científica sobre o AEH e destaca a consolidação do direito à escolarização como tema central nesse campo de estudos.
A seção Pontos de Vista traz oito artigos. Cinco deles discutem a importância da formação de profissionais para atuar no AEH. Dois textos analisam a legislação educacional, com foco no Fundeb e nos direitos educacionais, e um artigo trata do papel da supervisão pedagógica na educação inclusiva e hospitalar.
Na seção Espaço Aberto, a professora e pesquisadora Ediclea Mascarenhas Fernandes, com mais de 30 anos de atuação na área, é entrevistada por Edmar Silva Santos. A conversa aborda as experiências da docente e reforça a importância de reconhecer o AEH como um direito fundamental de crianças gravemente enfermas, articulando cuidado, afeto e desenvolvimento integral.
A seção Resenhas apresenta análises críticas de obras relevantes. No texto “Roteiros de cuidado: cartografias no atendimento educacional hospitalar”, a pesquisadora Eloiza Cristiane Torres comenta a obra nacional Ensaio sobre o conceito lugar: cartografias narradas no tempo-espaço da classe hospitalar, escrita por Angélica Macedo Lozano Lima.
A segunda resenha, “Os paradigmas pedagógicos e a forma como determinam o ato pedagógico”, de autoria da pesquisadora portuguesa Daniela Ferreira, discorre sobre o livro dos professores Rui Trindade e Ariana Cosme, Escola, educação e aprendizagem: desafios e respostas pedagógicas.
A obra corrobora, ao articular a prática pedagógica como decisiva para o currículo, o papel essencial da priorização e flexibilização curricular, assim como da recomposição das aprendizagens no contexto do AEH.
Por fim, a seção Bibliografia Comentada oferece sugestões de leitura com indicações de artigos, livros e dissertações para quem deseja aprofundar o conhecimento sobre o tema.
Assessoria de Comunicação Social do Inep