Notícias
INSTITUCIONAL
Publicações do Inep recebem destaque no sistema Qualis Capes
Duas publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) figuram nível de excelência de comunicação científica em Educação. O reconhecimento é do sistema Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e refere-se ao quadriênio 2021–2024.
A divulgação ocorreu no início deste mês. De acordo com a classificação Qualis Capes, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) permaneceu com o conceito A1 na área de Educação, enquanto a revista Em Aberto manteve o conceito A2.
Esses níveis são uma referência da relevância consolidada dos periódicos e do compromisso editorial com a qualidade científica, a ética e a promoção da pesquisa em Educação. Os resultados também mostram que as revistas estão alinhadas com as práticas mais atuais da comunicação científica, o que traz expectativas positivas para o próximo modelo de avaliação.
A RBEP foi criada em 1944 pelo Inep. No periódico são publicados textos inéditos ou previamente disponibilizados na SciELO (preprints.scielo.org) divididos em estudos e pesquisa, relatos de experiência e resenhas. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos e gestores da área educacional.
A revista Em Aberto foi lançada em 1981 como publicação monotemática, cuja finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira. Visa trazer opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista, além de comentários, entrevistas e análise crítica no formato de resenha. Seu público-alvo é composto pela comunidade acadêmica, por professores, educadores e estudantes.
Qualis Capes – é o sistema de classificação utilizado para atestar a qualidade dos periódicos científicos vinculados aos programas de pós-graduação no país. Ele avalia artigos em diversas áreas do conhecimento e os organiza em estratos de qualidade.
- Escala de Classificação: Os níveis vão do A1 (mais elevado) até o C.
- Atualização: O sistema é atualizado anualmente e pode ser consultado pela plataforma Sucupira da Capes.
- Abrangência: Avalia desde revistas e periódicos até anais e livros científicos.
Critérios – A divulgação dos resultados Qualis Capes ocorre em um período de transição nos critérios avaliativos nacionais. Para o próximo ciclo (2025–2028), a Capes anunciou mudanças significativas que incluem:
- Avaliação individual de artigos: Uma análise mais específica da produção acadêmica.
- Impacto Social: Maior foco nos reflexos práticos da pesquisa para a sociedade.
- Abordagem Multidimensional: Uma nova visão sobre a estrutura da pós-graduação brasileira.
Assessoria de Comunicação Social do Inep