Notícias
INSTITUCIONAL
Inep realiza reunião da Comissão Assessora em Educação Especial e Acessibilidade
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, nos dias 23 e 24 de junho, a Reunião Ordinária da Comissão Assessora em Educação Especial, Acessibilidade e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica (CAES). O encontro ocorre no auditório da Autarquia, em Brasília (DF), e tem como objetivo discutir estratégias e apresentar estudos voltados à ampliação da acessibilidade nas avaliações aplicadas pelo Instituto.
A abertura do evento, coordenado pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb/Inep), ocorreu na segunda-feira (23) e contou com a presença da diretora da Daeb, Hilda Aparecida Linhares da Silva; da diretora de Estudos Educacionais (Dired), Maria Teresa Gonzaga Alves; da coordenadora-geral de Editoração e Publicações da Dired, Priscila Pereira Santos; e do coordenador do encontro, Rogério Diniz Junqueira.
Durante os dois dias de reunião, a comissão apresentará pesquisas e análises que visam aperfeiçoar os processos de inclusão nas avaliações da educação básica. Entre os temas abordados, está a produção e disseminação de dados e estatísticas sobre a participação e o desempenho de pessoas com deficiência nos exames e nas avaliações.
Também estarão em pauta estudos sobre a formação e atuação de ledores no apoio a participantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades específicas, além de análises sobre as metodologias adotadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para avaliar estudantes surdos nas provas de língua portuguesa como segunda língua, voltadas ao 2º ano do ensino fundamental.
Sobre a comissão – A CAES tem como missão assessorar o Inep na formulação e implementação de ações voltadas à melhoria da acessibilidade nos exames e instrumentos de avaliação da educação básica. Seu trabalho também envolve a produção de subsídios para o aprimoramento contínuo do atendimento a pessoas com deficiência, transtornos globais ou específicos, síndromes, mobilidade reduzida e outras necessidades educacionais especiais.
A comissão colabora, ainda, com a elaboração de pesquisas, pareceres técnicos e recomendações pedagógicas sobre educação especial, educação inclusiva, tecnologias assistivas e recursos de acessibilidade, contribuindo para a promoção de avaliações mais equitativas e inclusivas no âmbito das políticas educacionais brasileiras.
Assessoria de Comunicação Social do Inep