Notícias
INSTITUCIONAL
Inep discute a avaliação das inovações da educação superior
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última terça-feira, 3 de fevereiro, uma reunião para discutir sobre as inovações na avaliação da educação superior no Brasil.
O encontro reuniu o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Marcus Vinicius David, o presidente do Inep, Manuel Palacios, a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires de Carvalho, além de especialistas da área de educação superior, ciência, tecnologia e inovação.

- Encontro aconteceu na sede do Inep em Brasília (DF). Crédito: Inep
Também estiveram presentes representantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O objetivo da iniciativa é aprofundar pesquisas que apoiem o desenvolvimento de indicadores com foco em inovação, capazes de refletir o papel das instituições de educação superior no desenvolvimento científico e tecnológico do país. A proposta dialoga com a necessidade de aprimoramentos na avaliação da educação superior e com as transformações ocorridas nos últimos anos, especialmente no contexto dos 10 anos do Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação, instituído em 2016, e das leis de incentivo à inovação.
A ideia é que a pesquisa conjunta permita identificar estratégias para mensurar aspectos da inovação, como transparência e licenciamento de tecnologia, acordos de parceria, registros de propriedade intelectual, além da prestação de serviços de pesquisa, desenvolvimento e tecnologias.
Durante o encontro, os participantes destacaram a importância de produzir conhecimento de forma a aprimorar os instrumentos de avaliação em face das mudanças no marco legal e das novas formas de interação entre universidades, setor produtivo e sociedade.
Nesse contexto, o secretário Marcus Vinicius David destacou o papel estratégico do Sesu. “Há hoje uma demanda clara do sistema por melhores condições de atuação no eixo da inovação, e o desafio, no âmbito da avaliação, é pensar como esses instrumentos podem contribuir para o alcance dos grandes objetivos institucionais da educação superior”, afirmou.
Por sua vez, Manuel Palacios ressaltou as novas formas de atuação das universidades. “A proposta é construir indicadores capazes de produzir e analisar dados sobre a prestação de serviços, o licenciamento e a transferência de tecnologias, considerando áreas estratégicas de inovação”.
Denise Pires de Carvalho parabenizou a iniciativa do Inep. “A inclusão de um indicador com foco na inovação, articulado aos demais indicadores já existentes, que precisam ser permanentemente atualizados à luz das transformações em curso, nos permitirá construir um diagnóstico mais completo das universidades”, ressaltou.
Assessoria de Comunicação Social do Inep