Notícias
ENEM
Participantes com gratuidade devem realizar inscrição
Todos os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) devem se inscrever, por meio da página oficial, para garantir a participação — os isentos da taxa de inscrição também precisam realizar esse procedimento. A regra vale, ainda, para quem teve a justificativa de ausência na edição de 2024 aprovada. Ou seja, as aprovações (tanto da isenção quanto da justificativa de ausência) não significam que a inscrição foi automaticamente efetuada.
- O sistema não gerará boleto para o estudante concluinte do ensino médio de escola pública em nenhuma hipótese.
O período de inscrições do Enem 2025 começou, na última segunda-feira, 26 de maio, e terminará em 6 de junho — o prazo também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação.
Inscrição pré-preenchida – Uma das novidades é a inscrição pré-preenchida para concluintes da rede pública. Nesses casos, o participante deve acessar a página oficial para confirmar a inscrição e selecionar a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) que deseja realizar.
Pará – O MEC e o Inep aplicarão o Enem 2025, de forma excepcional, em 30 de novembro e 7 de dezembro, nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender aos públicos desses municípios, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital paraense, no período da aplicação regular do exame.
- Quem pretendia fazer o Enem em alguma dessas cidades, em 9 e 16 de novembro, ainda pode optar por realizar as provas nessas datas, em outras localidades. Para isso, é necessário optar por outro município de aplicação no momento da inscrição.
Certificação – Na edição de 2025, o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos. Os participantes que desejam utilizar o exame para esses fins devem indicar a opção no ato da inscrição.
- Não será cobrada a taxa de inscrição de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
- É necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação para adquirir o direito ao certificado ou à declaração parcial de proficiência, por meio do Enem.
Pé-de-Meia – O programa Pé-de-Meia, do MEC, prevê uma parcela bônus de R$ 200 para os estudantes do último ano do ensino médio que realizarem os dois dias de provas do Enem 2025. O pagamento será feito após a conclusão dessa etapa educacional.
- Todos os participantes do Pé-de-Meia têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025.
Taxa – Quem não é isento da taxa (R$ 85) deve efetuar o pagamento até 11 de junho. É possível fazê-lo por boleto (gerado na Página do Participante); Pix; cartão de crédito; e débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.
Orientações – O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse o edital do Enem 2025
Acesse a Página do Participante
Acesse a plataforma Gov.br
Acesse a página de orientações do Enem
Acesse a página de perguntas frequentes do Enem
Saiba mais sobre o Enem