Notícias
ENADE
Começa a aplicação do Enade 2025 para cursos de bacharelado e tecnologia
A aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 para concluintes dos cursos de bacharelado e cursos superiores de tecnologia começou, na tarde deste domingo (23), em todo o país. Os portões foram fechados às 13h, e a prova teve início às 13h30 (horário de Brasília), seguindo o cronograma previsto em edital.
O exame tem duração total de quatro horas e reúne questões de Formação Geral e do Componente Específico de cada área avaliada.
Nesta edição, o Enade avalia estudantes concluintes de cursos de bacharelado e de cursos superiores de tecnologia. Entre os bacharelados participantes estão Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.
Já no conjunto dos cursos superiores de tecnologia, participam as áreas de Design Gráfico, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Esses cursos compõem o ciclo avaliativo deste ano dentro do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Bacharelado e tecnologia – Na área de bacharelado, serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.
Já para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
O inscrito que participar da prova só pode sair da sala levando o espaço para anotações de questões, que contém o código alfanumérico para confirmação de presença, após as 17h (horário de Brasília). O participante poderá entregar esse documento ao coordenador de curso, que poderá registrar a presença do estudante por meio da validação do código no Sistema Enade.
Enade – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação quanto ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares.
O exame também analisa o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a formação geral e profissional. Além disso, verifica o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.
A inscrição é obrigatória para todos os alunos de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas.
Assessoria de Comunicação Social do Inep