Startups e Tecnologia no Agro
Mato Grosso se destaca como o estado com maior número de AgTechs da região centro-oeste, segundo o Radar AgTech 2024. Ainda, empresas tradicionais do agronegócio têm buscado oferecer soluções tecnológicas, bem como empresas fora do agro têm se movimentado para atender o produtor rural.
A produção agropecuária de Mato Grosso encontra terreno fértil para a adoção de tecnologias de ponta devido à sua escala, à alta demanda por eficiência e pelo modo de comercialização. Liderando nacionalmente a produção de grãos e carne, o que exige soluções inovadoras para gestão de recursos, aumento de produtividade e sustentabilidade ambiental. Essa necessidade impulsiona o uso de ferramentas da agricultura de precisão, biotecnologia e softwares de monitoramento, que já vêm sendo incorporados por produtores locais.
Além disso, a presença de centros de pesquisa, incubadoras e aceleradoras de startups do agronegócio e políticas públicas voltadas à inovação reforçam a vocação tecnológica do setor. Assim, Mato Grosso torna um verdadeiro laboratório a céu aberto para o desenvolvimento de soluções inteligentes para o agro.
Exemplos notáveis incluem:
- AgriHub
- Agro Club Tecnológico
- Green Future Hub
- Parque Tecnológico MT
- FATEC Senai