Políticas Públicas e Programas de Fomento
O Espírito Santo se destaca pela implementação de políticas públicas estruturantes. Programas como Caminhos do Campo, Vida no Campo, o Programa Elas no Campo e Na Pesca e iniciativas de crédito rural ampliaram a infraestrutura produtiva, apoiaram a agricultura familiar e incentivaram a produção orgânica e agroecológica. Além disso, certificações e Indicações Geográficas vêm ganhando muito espaço como instrumentos de valorização e inserção competitiva dos produtos capixabas nos mercados nacional e internacional e o fornecimento de máquinas e equipamentos para associações e municípios fortalece o crescimento e desenvolvimento tecnológico do interior capixaba.
O Espírito Santo incentiva a inovação com programas como o Seedes (mentoria para startups), editais de fomento (Programa Centelha e Programa Gênesis) que apoiam empresas de base tecnológica, investimentos em infraestrutura (como o Hub ES+ em Vitória) e apoio à participação de estudantes em eventos técnico-científicos via FAPES.
Incentivos governamentais
Em relação à inovação à inovação no agro, recentemente foi aprovado um projeto pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), aprovando a destinação de R$ 6,5 milhões do FUNCITEC (Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia) para o fortalecimento do ecossistema de inovação do agro capixaba, reforçando a importância do assunto para os próximos três anos no estado.