Protocolo de Intenções do Pará
5. Protocolo de Intenções do Pará
O compromisso do Pará com a inovação agropecuária foi formalizado em 28 de janeiro de 2025 com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o MAPA (Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo - SDI) e a SEDAP-PA. Este acordo visa fortalecer a competitividade do setor, promovendo pesquisa, inovação tecnológica e o crescimento sustentável da produção agrícola e pesqueira no estado, alinhado aos desafios da Amazônia.
📄 Clique aqui para acessar o Protocolo de Intenções do Pará-PA
📄 Clique aqui para acessar o Extrato Publicado no DOU
5.1. Comitê Gestor Estadual de Inovação Agropecuária (CGEIA)
Para garantir a governança, legitimidade e efetiva implementação do Protocolo, foi instituído o Comitê Gestor Estadual de Inovação Agropecuária (CGEIA). No dia 02 de julho de 2025, ocorreu a reunião para a assinatura da Portaria que institui o Comitê. Posteriormente, em 08 de julho de 2025, foi realizada a publicação oficial da PORTARIA Nº 158 no Diário Oficial do Estado (DOE) Nº 36.291.
A Portaria estabelece que o CGEIA será composto por um leque diversificado de instituições, garantindo uma governança abrangente e representativa do ecossistema. Integram o Comitê órgãos governamentais estaduais e federais, federações, associações, empresas públicas de apoio e organizações da sociedade civil ligadas ao setor. Suas principais atribuições são definir diretrizes estratégicas, realizar diagnósticos aprofundados e elaborar planos de ação para impulsionar a inovação agropecuária no estado, assegurando uma gestão participativa e eficaz.
5.2. Consultor de Inovação
A transformação do ecossistema de inovação agropecuária no Pará tem sido impulsionada pela atuação estratégica da Consultora de Inovação Dayseanne Oliveira de Alencar, vinculada à Superintendência Federal de Agricultura no Pará (SFA/PA). Seu papel vai muito além da coordenação técnica: ela atua como agente integradora entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), os produtores rurais, a academia e o setor privado, promovendo conexões que viabilizam o avanço das políticas públicas de inovação no estado.
As contribuições do Consultor foram evidenciadas em marcos recentes, como a formalização do Protocolo de Intenções, que selou o compromisso com o desenvolvimento sustentável do agro. Além disso, a proatividade na instituição do Comitê Gestor Estadual de Inovação Agropecuária (CGEIA), garantiu a governança e a participação de múltiplos atores.
O Consultor também é responsável pela articulação de parcerias estratégicas para a capacitação e o empreendedorismo rural, promovendo a formação de novas lideranças e impulsionando a criação de startups agrícolas. Sua atuação é fundamental para converter as demandas regionais em ações concretas, fortalecendo a sinergia entre todos os elos da cadeia de inovação no Pará.
5.3. Consultor do Estado do Pará
Dayseanne Oliveira de Alencar é Engenheira Florestal e Agrônoma, com especialização em Ciência de Dados. Atua como Bolsista Especialista Visitante II no projeto "Fortalecimento do Ecossistema de Inovação Agropecuária no Estado do Pará", desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Possui mais de cinco anos de experiência na área ambiental, com forte atuação no desenvolvimento e gerenciamento de projetos, especialmente na área florestal e na aplicação de tecnologias inovadoras para otimização de processos. Sua trajetória é marcada pela integração entre ciência, tecnologia e produção rural, com foco na sustentabilidade e na inovação do setor agropecuário.