O Ministério do Trabalho e Emprego atua de modo permanente na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes por meio de ações de fiscalização, articulação e sensibilização, com foco nas piores formas de trabalho infantil.
Na fiscalização, os auditores-fiscais afastam crianças e adolescentes de situações de trabalho infantil, impõem penalidades administrativas aos responsáveis e determinam o pagamento de direitos trabalhistas. As crianças e os adolescentes são encaminhados à rede de proteção, incluídos na escola, em programas de proteção social. Os adolescentes, a partir de 14 anos, são encaminhados para programas de aprendizagem profissional. O trabalho é realizado de forma integrada com diferentes setores da sociedade civil com o objetivo de coordenar e sistematizar ações para erradicar o trabalho infantil. Além de orientar e mobilizar a sociedade sobre o assunto, estimulando as denúncias de exploração do trabalho infantil.
Nova Recomendação da CONAETI reforça articulação nacional pela erradicação do trabalho infantil
Documento orienta a criação de Comissões Estaduais e Distrital de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em todo o país.
MTE afasta 107 crianças e adolescentes do trabalho infantil em fábricas de calçados em Minas Gerais
Operação em Nova Serrana e Perdigão identificou irregularidades em 65 fábricas, expôs riscos graves à saúde dos jovens e resultou em medidas imediatas de proteção e responsabilização dos empregadores.