O Sistema Nacional de Emprego auxilia os trabalhadores e empregadores no processo de intermediação de mão de obra. Os atendimentos podem ser tanto no formato presencial quanto on-line.
Os trabalhadores podem registrar suas informações cadastrais, sua formação e suas experiências de trabalho, por meio do Portal Emprega Brasil - Trabalhador. Além disso, podem buscar vagas de emprego ofertadas no seu município de residência e que estejam de acordo com o seu perfil. As vagas vão aparecer no cadastro do trabalhador que pode verificar na WEB ao acessar o referido Portal, no celular pelo aplicativo da Carteira Digital, ou visitando um dos postos da Rede
SINE. Caso já tenha cadastro no Portal Emprega Brasil, reforçamos a importância de manter atualizado os seus dados cadastrais e as suas pretensões profissionais para concorrer a uma vaga. Pois de acordo com as suas informações é que ocorrerá o cruzamento do seu perfil com as vagas disponíveis. É importante também atualizar a região de Interesse e quais localidades deseja participar do processo de seleção, assim como, colocar no seu perfil outras atribuições, ou seja, outras áreas de qualificação profissional aumentando, assim, a chance de participações de seleções de emprego.
São ofertados, ainda, serviços aos empregadores que buscam pessoas com perfil profissional adequados às necessidades da empresa/pessoa ou empreendimento. As vagas e os perfis desejados podem ser cadastrados pelo empregador tanto no formato presencial, ao visitar um posto da Rede SINE, quanto on-line, por meio do Portal do Empregador.