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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Quadro Brasileiro de Qualificações - QBQ Conceitos e Terminologia

Conceitos e Terminologia

Info
Conceitos e Terminologia Tópico 1: Perfil Ocupacional

Descrição das principais atividades que os trabalhadores desempenham num campo de produção de bens ou prestação de serviços correspondente a uma ocupação.

Perfil ocupacional é o ponto de referência para análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o desempenho de uma ocupação.

São apresentadas versões síntese e detalhada de cada perfil ocupacional.

Tópico 2: Conhecimentos

Conjunto de informações, fatos, teorias, práticas e princípios necessários para o exercício de uma ocupação ou para a obtenção de uma qualificação profissional.

Para efeito de estabelecer o nível de qualificação das ocupações do Grupo I (níveis 1 a 5), os conhecimentos foram detalhados, hierarquicamente, em domínios, áreas, campos e conhecimentos.

  • 2 Domínios
  • 23 Áreas
  • 238 Campos
  • 1.558 Conhecimentos


Com relação aos conhecimentos, o número acima apresentado cresce durante o processo de análise das ocupações, ampliando e diversificando a relação inicial.

Segue relação de áreas de conhecimento, por domínio.

Domínio: FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL
Áreas de conhecimento:

  • Ciências exatas e informática
  • Ciências biológicas 
  • Ciências da saúde 
  • Ciências agrárias 
  • Ciências sociais aplicadas 
  • Ciências humanas 
  • Linguística, letras e artes 
  • Outras áreas dos domínios de formação geral e/ou transversal



Domínio: FORMAÇÃO ESPECÍFICA OU TÉCNICA-PROFISSIONAL

Áreas de conhecimento:

  • Administração, gestão e negócios
  • Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura
  • Processos de produção industrial
  • Processos de comércio
  • Serviços da saúde e bem-estar
  • Serviços da transportes, armazenagem e correios
  • Turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer
  • Moda, estética, embelezamento e serviços às pessoas
  • Saúde, cuidados e adestramento de animais domésticos
  • Produção cultural, design e decoração
  • Limpeza, conservação, portaria, vigilância, zeladoria e manutenção de edifícios e de áreas públicas
  • Serviços de utilidade pública (telecomunicações, saneamento básico e energia)
  • Serviços financeiros e afins
  • Serviços educacionais, de desenvolvimento comunitário e defesa civil
  • Outras áreas dos domínios técnico-profissionais



b. Para efeito de estabelecer o nível de qualificação das ocupações do Grupo II (níveis 6 a 8), os conhecimentos foram detalhados, hierarquicamente, em áreas, campos, conhecimentos e elementos de conhecimento.

  • 9 Áreas
  • 94 Campos   
  • 450 Conhecimentos
  • 1.075 Elementos de conhecimento


Com relação aos conhecimentos e aos elementos de conhecimento, os números acima apresentados crescem durante o processo de análise das ocupações, ampliando e diversificando a relação inicial.

Segue relação de campos de conhecimento por área, clicando aqui.

Tópico 1: Perfil Ocupacional

Capacidade de aplicar conhecimentos e utilizar os recursos adquiridos para concluir tarefas e solucionar problemas.

As habilidades foram estruturadas hierarquicamente em:

  • 3 Domínios
  • 9 Categorias
  • 84 Habilidades


Com relação às habilidades, o número acima apresentado cresce durante o processo de análise das ocupações, ampliando e diversificando a relação inicial.
Para garantir a padronização do uso de habilidades entre diversos classificadores, foram elaboradas definições, que podem ser conferidas acessando o documento clicando aqui.

Tópico 1: Perfil Ocupacional



Capacidade para desenvolver tarefas e resolver problemas com diferentes graus de autonomia e responsabilidade. 

As atitudes foram estruturadas hierarquicamente em:
4 Categorias
22 Atitudes

Categoria: TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA

  • Trabalho sob supervisão direta
  • Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia


Categoria: AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO

  • Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas
  • Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças
  • Autonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças
  • Autonomia em atividades ou projetos técnicos complexos
  • Autonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.
  • Autonomia no desenvolvimento de novas ideias ou de processos de vanguarda, incluindo pesquisa.


Categoria: TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA

  • Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas
  • Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças
  • Autonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças
  • Autonomia em atividades ou projetos técnicos complexos
  • Autonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.
  • Autonomia no desenvolvimento de novas ideias ou de processos de vanguarda, incluindo pesquisa.


Categoria: AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE

  • Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação
  • Avaliação do próprio desempenho
  • Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento
  • Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores
  • Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles
  • Avaliação do desempenho de setor de empresa ou de instituição
  • Avaliação do desempenho de setor de empresa ou de instituição, gerenciando processos de melhoria
  • Avaliação do desempenho de uma empresa ou instituição


A tabela de atitudes foi organizada a partir de descritores internacionais, além de pesquisas sobre motivação e responsabilidade em situação de trabalho. (5)

Tópico 1: Perfil Ocupacional

As variáveis profundidade, frequência e importância servem como referência para auxiliar a classificação das ocupações em cada um dos níveis de qualificação. No caso de Conhecimentos, as três são consideradas. Em Habilidades, são levadas em conta a frequência e a importância. Em Atitudes, assinala-se apenas a importância.


A seguir, apresenta-se o caso de Conhecimentos, por ser o mais completo. As considerações são válidas também para frequência e/ou importância em Habilidades e Atitudes.

Graus de profundidade, frequência do uso e importância em Conhecimentos


Para cada conhecimento considerado essencial, são feitas três questões:
Qual o grau de profundidade do conhecimento mobilizado?
Qual o grau de frequência do uso do conhecimento no dia a dia?
Qual o grau de importância do conhecimento para o desempenho da ocupação?

A profundidade, a frequência e a importância são medidas por escala de 5 (cinco) pontos:

1.       muito(a) pequeno(a)
2.       pequeno(a)
3.       médio(a)
4.       grande
5.       muito grande

De modo geral, em conhecimentos do domínio formação geral e/ou transversal, o grau de profundidade tende a ser menor nas ocupações de níveis mais baixos de qualificação, gradativamente aumentando quanto maior o nível.

Como exemplo, pode-se citar que, no nível 1, normalmente é assinalado grau 1 ou 2 para Português, Informática, Matemática e outros conhecimentos similares. Espera–se que o profissional seja capaz de demonstrar possuir conhecimentos básicos, de muito pequena ou pequena profundidade.

Já em conhecimentos do domínio formação específica ou técnico-profissional, o grau de profundidade tende a ser maior nos saberes profissionais relacionados diretamente às atividades que desempenha. Assim, conhecimentos sobre técnicas, ferramentas, artefatos, utensílios e equipamentos e outros aspectos similares tendem a ter grau de profundidade maior que os conhecimentos de formação geral e/ou transversal.

Além de profundidade, são consideradas a frequência e a importância de cada conhecimento, na análise do nível de qualificação de uma ocupação. Um conhecimento, mesmo que profundo, terá sua influência relativizada se for esporádico (pequena frequência) e de pouca importância para desempenho da ocupação. Se a importância do conhecimento for grande, mesmo que esporádico, pode ser considerado relevante para a classificação da ocupação.

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