O que é: modelo de unidade de atendimento ao trabalhador(a) com estrutura física padronizada, conforme Manual de Programação Arquitetônica das Agências do Sine, equipada com serviços como:
- espaço padronizado;
- atendimento presencial com equipe treinada;
- nova carta de serviços do Sine: que oferece intermediação de mão de obra, qualificação social e profissional, ações de fomento ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo e autogestionário, bem como outros serviços;
- laboratório de informática com computadores com acesso à internet, destinados à realização de cursos à distância oferecidos no âmbito das ações de qualificação, inclusive da Escola do Trabalhador 4.0;
- autoatendimento orientado: disponibilização de espaço para que o trabalhador possa, sob orientação de pessoal do Sine, obter serviços e informações por meio do sítio na internet e do ambiente virtual de atendimento.
Público-Alvo:
- Pessoas físicas que buscam: obter renda oriunda do trabalho (emprego, empreendedorismo, assessoria ao trabalho autônomo, autogestionário ou
- associado), orientação profissional, realizar curso de qualificação social e profissional, requerer o benefício do seguro-desemprego, identificação profissional por meio da Carteira de Trabalho Digital, entre outros serviços.
- Pessoas jurídica e física que buscam: pessoas com perfil profissional adequados às necessidades da empresa/pessoa e serviços de apoio à concessão de microcrédito produtivo orientado e de assessoramento técnico ao trabalho autônomo, autogestionário ou associado.
Serviços oferecidos:
INTERMEDIAÇÃO DE MAO DE OBRA:
- Captação de vaga;
- Administração de vaga;
- Encaminhamento de vaga;
- Orientação vocacional e psicológica;
- Intermediação de autônomo; QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL:
- Banco de Projetos do Governo Federal, Estado e Municípios na área de Qualificação Profissional; · Orientação sobre os cursos de qualificação do Sistema S – Senai, Sesc, Sescoop e Senar; · Inscrição e orientação dos cursos na área de Tecnologia – Escola do Trabalhador 4.0 (Programa Caminho Digital);
- Busca ativa e integração com o Cadastro Único.
- Informação sobre SD;
- Orientação quanto ao uso das funcionalidades do SD na CTPS Digital;
- Entrada no SD (modalidade formal e doméstico);
- Entrada no SD por Ata Judicial (modalidade formal);
- Acertos do SD (modalidade Formal e doméstico);
- Cadastrar Requerimento Especial (modalidade formal);
- Cadastrar Recurso Administrativo (modalidade formal);
- Orientação e habilitação Bolsa de Qualificação Profissional.
FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO e ECONOMIA SOLIDÁRIA:
- Orientação para o desenvolvimento de ações e identificação de cadeias produtivas com potencial de geração de emprego e renda;
- Orientação de encaminhamento para ações de assistência técnica e concessão de microcrédito produtivo orientado;
- Encaminhamento/integração com programas de microcrédito;
- Orientações sobre formalização MEI;
- Orientação para o trabalhador autônomo;
- Construção de redes de cooperação e processos de incubação de empreendimentos;
- Orientação sobre projetos e programas na área de economia solidária, associativismo e empreendedorismo;
- Integração dos programas do governo do Estado com os do governo Federal.
OUTROS SERVIÇOS:
- Orientação sobre rescisão trabalhista (cálculos e homologações)
- Orientação sobre serviços disponíveis na CTPS Digital
- Orientação sobre registro profissional e contratante de artistas, músicos ou técnicos em espetáculos de diversões
- Orientação sobre abono salarial