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OUVIDORIA
MIDR realiza 2º Encontro do Comitê de Ouvidorias em Brasília
Encontro de Ouvidorias do MIDR debate boas práticas e aprimoramento do atendimento ao cidadão (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR)
Brasília (DF) — Mais do que um espaço de escuta, as ouvidorias têm se consolidado como instâncias estratégicas para a melhoria da gestão pública. Para ampliar essa atuação, o Comitê de Ouvidorias do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e entidades vinculadas abre nesta terça-feira (9) seu 2º Encontro. O evento tem como objetivo fortalecer a relevância institucional do comitê, por meio da troca de conhecimentos e boas práticas, além de promover o aperfeiçoamento técnico com a Ouvidoria Geral da União.
Na abertura, os ouvidores apresentaram competências, iniciativas em curso e resultados alcançados em cada órgão. Entre os temas debatidos, destaca-se a melhoria do tratamento de denúncias, serviço de atendimento ao usuário, campanhas de sensibilização e capacitação, proteção de dados, e resolução pacífica de conflitos.
A primeira parte do encontro contou com uma reunião com a alta gestão do MIDR, das entidades vinculadas e da Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de reforçar a relevância institucional das ouvidorias do Comitê.
O secretário-executivo do MIDR, Valder Ribeiro, destacou o papel estratégico da instância para fortalecer a transparência, o diálogo e a melhoria dos serviços. “Eu considero a atuação das ouvidorias extremamente estratégica. Uma ouvidoria que não tem um diálogo aberto com as autoridades do seu órgão tem alguma coisa errada. As ouvidorias têm que ter porta aberta para que sejam atendidas, porque são elas que ouvem o cidadão, que é quem recebe a nossa política pública”, enfatizou.
Paula El-jaick, Ouvidora do MIDR e coordenadora do Encontro, explicou que a ouvidoria é uma instância administrativa que funciona como um canal institucional para receber, examinar e encaminhar manifestações de cidadãos e servidores. “A ouvidoria é o canal de contato com a sociedade. É a unidade que garante o direito do usuário de serviço público junto à instituição e também tem um papel importante no atendimento ao público interno. Somos canal de denúncias e guardiões da identidade do denunciante, garantindo sua proteção”, afirmou.
A abertura das atividades contou com a presença de representantes das ouvidorias das seis entidades vinculadas ao ministério: ANA, Codevasf, DNOCS, Sudam, Sudeco e Sudene, além da CGU. Nos dias seguintes, o encontro promoveu uma série de palestras técnicas com ouvidorias de diferentes órgãos públicos, abordando temas relevantes para o aperfeiçoamento técnico dos participantes, realizadas no Edifício Celso Furtado (906 Norte) — Sala Bahia, das 9h às 17h30.
Confira a programação abaixo:

- Programação
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