Programa Cine-PI
EM QUE CONSISTE O PROGRAMA?
A propriedade intelectual é um tema de difícil compreensão para os brasileiros, e mesmo em cursos de graduação em Direito, disciplinas específicas sobre a matéria são raras. Existe uma "curiosidade represada" em relação à propriedade intelectual, conforme a repercussão do primeiro volume dos livros. O cinema, como linguagem lúdica e de encantamento, representa um veículo atraente para transpor obstáculos que tornam a PI aparentemente complexa. O cinema tem o potencial de proporcionar uma aproximação com o tema que é ao mesmo tempo didática e prazerosa, instrutiva e lúdica, educativa e entretida. Além da disseminação de conhecimento, o projeto visa explorar "alternativas didático-pedagógicas".
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PROGRAMA?
O Programa Cine-PI visa a reprodução de obras cinematográficas para fins educacionais ou didáticos, com o propósito de sinalizar, destacar, reconhecer e valorizar a propriedade intelectual (PI) no cinema. Seu principal objetivo é contribuir para romper com a convicção disseminada da propriedade intelectual como algo hermético e distante das pessoas comuns, utilizando a linguagem atraente e lúdica do cinema.
A QUEM SE DESTINA O PROGRAMA?
O programa foi concebido para ser acessível a um público amplo, desde curiosos até profissionais experientes e acadêmicos especializados em propriedade intelectual. Desse modo, desfrutaremos de sessões com diferentes níveis de profundidade, atendendo a estudantes de diversas áreas (Direito, Cinema, Comunicação, Artes, Engenharia, etc.), profissionais interessados e o público em geral que busca entender a relevância da PI no cotidiano..
QUAIS AS METODOLOGIAS E ATIVIDADES PROPOSTAS?
Serão realizadas sessões temáticas de cinema e PI, centradas na análise de filmes para ilustrar determinado conceito ou abordagem da propriedade intelectual. Antes e após a exibição do filme, serão promovidos debates com a participação de especialistas e acadêmicos da propriedade intelectual, enfatizando o conteúdo multidisciplinar e os "olhares interdisciplinares", o que sugere a importância de convidar pessoas de diferentes áreas para enriquecer a discussão sobre as diversas facetas da PI no contexto cinematográfico (legal, criativa, econômica, social). As sessões se aprofundarão em temas específicos de propriedade intelectual e poderão utilizar materiais de apoio para contextualizar os filmes e os conceitos de PI.
QUAIS OS RESULTADOS ESPERADOS?
O Programa Cine-PI, como programa de extensão da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI, objetiva promover:
- a desmistificação da Propriedade Intelectual: contribuir para que a PI seja percebida como um elemento presente e estratégico no cotidiano, e não como algo distante, democratizando o acesso ao conhecimento sobre propriedade intelectual de forma inovadora e engajadora;
- a educação e conscientização em temas da Propriedade Intelectual: aumentar o nível de conhecimento e a conscientização sobre a importância da PI, seus diferentes ramos e como ela se manifesta no setor cinematográfico;
- o estímulo ao desenvolvimento profissional na área da Propriedade Intelectual: proporcionar desenvolvimento profissional e acadêmico para os participantes, como relatado em uma das avaliações do primeiro volume; e
- a exploração de novas ferramentas didáticas no ensino da Propriedade Intelectual: servir como modelo para a utilização de linguagens artísticas, como o cinema, no ensino de temas complexos.