Excelência da Gestão
INPI avança em Gestão para a Excelência e consolida caminho para 2026
Com o propósito de impulsionar a inovação e o desenvolvimento econômico do Brasil por meio da Propriedade Industrial, o INPI tem como visão consolidar-se como um Escritório de Propriedade Industrial de Classe Mundial. Alinhada a esse objetivo, a busca pela Excelência em Gestão é um valor estratégico institucional, materializado por meio da adoção do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Em 2023, o Instituto firmou um Acordo de Cooperação com a FNQ e deu início à sua jornada de maturidade gerencial com a primeira Autoavaliação Assistida. Esse diagnóstico inicial, concluído em 2023, atribuiu ao INPI 299,75 pontos na escala do MEG (de 0 a 1.000), enquadrando-o na primeira faixa do estágio de maturidade "Em Desenvolvimento". e fornecendo um valioso ponto de partida para sua evolução.
Evolução Contínua e Novo Diagnóstico em 2025
Comprometido com a melhoria contínua, o INPI realizou uma nova e abrangente Autoavaliação Assistida entre junho e agosto de 2025. O processo, conduzido por especialistas da FNQ com a participação de gestores e servidores, resultou em um salto significativo: o Instituto alcançou a pontuação de 580,55 pontos.
Este avanço de mais de 280 pontos consolida a transição do INPI para um novo patamar, passando para a última faixa do mesmo estágio, "Em Desenvolvimento", o que demonstra a efetividade das ações implementadas a partir do primeiro diagnóstico.
O relatório da FNQ destacou como eixos potencializadores dessa evolução:
- A moderna Plataforma Integrada de Atendimento e Ouvidoria.
- A governança descentralizada e transversal por meio de Colegiados (CGI, CGD, CEGDI).
- A gestão estratégica de pessoas com programas como PROINT e PROAMB.
- A atuação da Academia INPI na disseminação do conhecimento.
- A criação do IBID (Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento).
- A robusta Gestão de Riscos e Integridade.
- O Comprometimento da Alta Liderança.
Resultado no Prêmio Melhores em Gestão® 2025 e perspectiva para 2026
Como etapa estratégica nessa jornada, o INPI formalizou sua inscrição no Prêmio Melhores em Gestão® 2025. Embora não tenhamos atingido a pontuação mínima de 630 pontos para indicação à premiação neste ano, recebemos um feedback muito positivo da FNQ.
Os avaliadores e juízes destacaram a excelente impressão que tiveram do INPI, considerando sua posição de autarquia federal e sua notável evolução ao longo dos anos. Esse reconhecimento da trajetória de amadurecimento gerencial do Instituto reforça que estamos no caminho certo para a excelência.
Assim, com base no sólido avanço demonstrado e no feedback construtivo recebido, o INPI segue confiante e concentrado em seus esforços para atingir a meta institucional expressa no Plano Estratégico 2023-2026: alcançar o reconhecimento no nível Bronze (5ª ou 6ª faixa de pontuação do MEG) em 2026.
O novo Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG) serve como base para a estruturação do Plano de Melhoria da Gestão (PMG), que irá priorizar as ações necessárias para superar os desafios apontados e continuar avançando.
O INPI reafirma, assim, seu compromisso com a excelência, a transparência e a geração de valor para a sociedade, entendendo que uma gestão pública moderna, ágil e eficiente é fundamental para oferecer serviços de alta qualidade e cumprir sua missão de fomentar a inovação no Brasil.
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) firmou acordo com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com o objetivo de adotar o Modelo de Excelência em Gestão (MEG). O acordo foi firmado em 21 de setembro de 2023.
Essa iniciativa consta do Plano Estratégico 2023-2026 e dos Plano de Ação 2023 e 2024 do INPI como o Programa de Excelência da Gestão (MEG/FNQ).
O MEG é um modelo de qualidade brasileiro desenvolvido pela FNQ visando a estimular e apoiar as organizações do País no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.
Em sua 22ª edição (MEG 22), o modelo está estruturado sob sete Fundamentos de Gestão que se relacionam com os resultados organizacionais, desdobrando-se diretamente em temas que, por sua vez, abrem-se em processos para os quais são indicados o ferramental mais adequado.
