Notícias
XVII ENAPID debate inovação e o futuro da Propriedade Intelectual
O INPI realizou, entre os dias 10 e 12 de setembro, no Rio de Janeiro, o XVII Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ENAPID). O evento teve como objetivo refletir sobre os rumos da Propriedade Intelectual (PI) diante do avanço da Inteligência Artificial (IA) e das novas dinâmicas de inovação.
Entre as atividades realizadas, estavam: apresentações de trabalhos, mesas-redondas e minicursos, com discussões sobre o futuro do design e das marcas, os impactos da IA e caminhos para uma gestão de tecnologia alinhada ao desenvolvimento regional sustentável e culturalmente diverso. Confira os trabalhos premiados no ENAPID 2025.
O professor da Academia do INPI Alexandre Guimarães Vasconcellos abriu o encontro destacando a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Inovação (PPGPI) do INPI, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2006, com início do mestrado em 2007. Segundo Vasconcellos, o ENAPID nasceu no ano seguinte, conectando pesquisa e ensino em PI no Brasil e, nesta edição, reúne cerca de 500 participantes. “Há 17 anos, o ENAPID promove o debate sobre a PI, com relevância para o desenvolvimento e a inovação em diversas áreas do conhecimento”, afirmou.
O presidente do INPI e reitor do PPGPI, Júlio César Moreira, reforçou a importância da cooperação entre o Instituto e a sua Academia para o avanço da PI no Brasil. Sobre o tema do ENAPID deste ano, ele questionou a capacidade do ser humano de absorver todo o conhecimento gerado na velocidade atual e deixou um alerta: “De que forma poderemos ter um mundo equitativo, com desenvolvimento sustentável baseado nas novas tecnologias, de modo a mantermos um planeta equilibrado com seres humanos equilibrados?”.
Em seguida, o gerente no Departamento de Inovação e Estratégia Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fabrício Brollo Dunham, fez a palestra de abertura do evento com o tema “Inovação e Desenvolvimento no Contexto da Nova Indústria Brasil (NIB)”. Ele apresentou um panorama das políticas industriais internacionais e da atual política nacional, com previsão de recursos da ordem de R$ 611 bilhões a serem investidos no Plano Mais Produção, no período 2023-2026.