Notícias
Seminário INPI-CNI ressalta a importância do fortalecimento do Instituto
O INPI participou nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, em Brasília, do seminário "INPI em evolução: lições globais e caminhos nacionais", promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com base em boas práticas no Brasil e no exterior, o objetivo foi discutir estratégias para o fortalecimento do Instituto.
Na ocasião, o presidente do INPI, Júlio César Moreira, destacou a importância da inovação e da propriedade industrial no mundo atual, bem como a expansão do sistema de marcas, no qual o Brasil já se iguala à União Europeia em número de pedidos. Também ressaltou as ações de modernização do Instituto, como o uso de inteligência artificial, e a capacidade de gerar receita e pagar seus custos. Nesse contexto, frisou que o INPI ainda não é do tamanho que o Brasil precisa.
O diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas, Alexandre Lopes Lourenço, abordou as discussões sobre o modelo institucional, a carreira dos servidores e o papel de regulação do INPI.
Por sua vez, a diretora do Departamento de Política de Propriedade Intelectual e Infraestrutura da Qualidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Juliana Ghizzi Pires, destacou o esforço do Ministério para prover as condições adequadas ao INPI para realizar seu trabalho, incluindo a convocação do cadastro de reserva do último concurso. De acordo com ela, tornar o Instituto mais ágil e eficiente é prioridade para o MDIC.
Já o superintendente de Política Industrial da CNI, Fabrício Silveira, destacou a importância de instituições como o INPI para o bom funcionamento da economia, a inovação e o desenvolvimento.