Notícias
Saubara-BA, para renda de bilro, é o 150º registro de IG no INPI
A IG Saubara-BA
Tradicional desde a colonização portuguesa, a renda de bilro é transmitida de geração em geração, com técnicas peculiares que deram renome nacional e internacional. Sua divulgação ocorreu por meio de reportagens em televisão, imprensa escrita, eventos nacionais e internacionais e, de forma marcante, pelas Irmãs Carmelitas, que levaram o produto à Itália e a outros países europeus.
A renda de bilro de Saubara é confeccionada com o cruzamento e entrelaçamento de fios, utilizando bilros de madeira paparaúba, almofadas cilíndricas preenchidas com folhas de bananeira e pano de chitão, além de guias feitas em papel grosso. Todo o processo é manual, desde o risco do desenho até os acabamentos finais, preservando 92 tipos diferentes de rendas, entre eles, o ponto exclusivo Flor da maré, criado no contexto da maré vermelha.
As rendeiras de Saubara, todas mulheres negras e também marisqueiras, unem técnica, identidade e territorialidade, compondo um patrimônio cultural que diferencia a produção local das demais regiões.
A importância econômica e turística da IG
A renda de bilro é um dos símbolos culturais de Saubara e fonte de sustento para muitas famílias. A atividade já alcançou mais de 20 países, com destaque para exportações a Portugal, Espanha e Itália, também realizadas com apoio das Irmãs Carmelitas.
Além de seu valor cultural, o artesanato é um atrativo para turistas que visitam a região, contribuindo para a economia local. As vendas, tanto no mercado interno quanto para visitantes e compradores internacionais, ajudam a complementar a renda das artesãs e fortalecem a identidade do município como referência na produção de renda de bilro.
O reconhecimento como Indicação de Procedência comprova que o nome Saubara se consolidou como centro tradicional e de qualidade na produção da renda de bilro, abrindo novas oportunidades de valorização e desenvolvimento econômico para a comunidade.
