Notícias
INPI reforça compromisso no Dia do Combate à Pirataria e à Biopirataria
O Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria é comemorado neste dia 3 de dezembro no Brasil. E o INPI reforça seu compromisso com os titulares de direitos de propriedade industrial que concede, os consumidores e as instituições públicas envolvidas nesse tema.
No dia 11 de dezembro, será lançada plataforma especializada para o combate à falsificação de marcas de bebidas, uma nova funcionalidade do Diretório Nacional de Combate à Falsificação de Marcas do INPI. A iniciativa é resultado de parceria do INPI com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Em 2025, o Diretório Nacional de Combate à Falsificação de Marcas do INPI alcançou cerca de 40 mil registros de marcas, relativos a 350 empresas cadastradas, oriundas de 33 países, incluindo o Brasil. Pedidos de marcas de medicamentos e setores da saúde foram destaques no período.
Por sua vez, o Diretório Nacional de Combate à Falsificação de Indicações Geográficas, lançando em novembro de 2024, recepcionou informações de combate à pirataria de diversos setores, como vinhos, queijos e mel. No setor de queijos, está sendo analisada possível violação de IG brasileira comercializada fora do país.