Notícias
INPI participa de três eventos sobre gênero, diversidade e inclusão
O INPI, por meio do Comitê Estratégico de Gênero, Diversidade e Inclusão (CEGDI), participou nesta semana de três eventos relacionados às temáticas do Comitê, com o objetivo de avançar nas discussões dessa área.
No dia 9 de dezembro, o INPI esteve representado pela servidora Cristiane Simões Freire Cordeiro, membro do CEGDI, no 4º Seminário Mulheres e a Redemocratização do Brasil: um legado de coragem e resistência, realizado no Senado Federal, em Brasília. O encontro abordou os 40 anos da redemocratização do Brasil, apresentando também boas práticas de equidade e diversidade desenvolvidas pelas instituições participantes. Confira a gravação do evento.
Por sua vez, no dia 10 de dezembro, o INPI esteve presente na 2ª Assembleia-Geral da Rede Equidade, realizada no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, que discutiu as ações do ano e os próximos passos da Rede.
Cabe ressaltar que a Rede Equidade, iniciativa coordenada pelo Senado Federal, reúne órgãos públicos comprometidos com a promoção de ambientes institucionais mais igualitários, com foco em ações de equidade de gênero, diversidade e inclusão. O INPI é membro da Rede.
A seguir, entre os dias 10 e 12 de dezembro, o INPI esteve representado pela coordenadora do CEGDI, Iloana Peyroton Rocha, na Reunião Regional sobre Propriedade Industrial e Equidade de Gênero, promovida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em cooperação com a Direção Nacional da Propriedade Industrial do Uruguai (DNPI), em Montevidéu.
O evento contou com painéis sobre políticas de gênero, casos de sucesso no ecossistema inovador uruguaio e a apresentação da plataforma IP for Her, iniciativa da OMPI direcionada ao apoio de mulheres inovadoras por meio de capacitação, mentoria e redes de colaboração.
Na palestra do INPI, a coordenadora do CEGDI apresentou os avanços e desafios relacionados à produção e uso de dados para embasar decisões das instituições de PI na criação de iniciativas com perspectiva de gênero. A exposição abordou o Anuário Estatístico 2024, que passou a incluir um capítulo anual dedicado ao tema PI e Gênero, apresentando a metodologia de classificação indireta de gênero adotada pelo Instituto e as perspectivas de aprimoramento das estatísticas nacionais, com a futura inclusão de um campo de gênero e raça nos formulários de patentes.
O encontro contou ainda com um documento de recomendações finais, reunindo as principais conclusões e orientações para fortalecer a cooperação regional e ampliar a participação das mulheres no sistema de propriedade intelectual na América Latina.