Notícias
INPI participa de eventos sobre propriedade intelectual e inovação em Brasília
O INPI marcou presença, no dia 29 de abril, em dois eventos relevantes para promover a proteção de ativos intangíveis no Brasil. As agendas reforçaram o papel estratégico da propriedade intelectual (PI) no desenvolvimento econômico e na valorização da cultura e da inovação.
Pela manhã, foi realizado o evento "Propriedade Intelectual e a música: sinta o ritmo da PI", no espaço Sesi LAB, em Brasília, como parte das celebrações do Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26/04), que neste ano tem a música como tema central. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o SESI LAB e a Pró-Música Brasil, o encontro destacou como as políticas de PI, indústria e inovação podem impulsionar o setor criativo e, ao mesmo tempo, proteger os direitos de inventores e criadores.
O presidente do INPI, Júlio César Moreira, participou do evento e ressaltou os diversos ativos de PI presentes na indústria do entretenimento, como os direitos autorais e as tecnologias relacionadas à produção e à transmissão musical. A programação também debateu os próximos passos da Estratégia Nacional da Propriedade Intelectual (ENPI), cujo terceiro Plano de Ação está previsto para julho.
Mais tarde, o presidente do INPI integrou o painel “Superando os desafios à inovação no setor saúde”, durante o "Summit Propriedade Intelectual: desafios e avanços na proteção e inovação", realizado pelo jornal Correio Braziliense. O encontro reuniu representantes do setor público e privado para discutir caminhos para o fortalecimento do sistema de PI no país.
Entre os destaques da programação, o jurista e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo defendeu a modernização do marco legal e a estruturação dos órgãos responsáveis pela propriedade intelectual, como condição essencial para que o tema ganhe protagonismo na agenda nacional.