Notícias
INPI lança Programa de PI para o desenvolvimento do Maranhão
O INPI lançou nesta terça-feira, dia 22 de julho, em São Luís (MA), o Programa de PI para o desenvolvimento do Maranhão, o primeiro firmado nesses moldes com um estado brasileiro. O objetivo é promover ações customizadas para atender às necessidades do estado, aproveitando da melhor forma os recursos técnicos do INPI para agregar valor aos negócios e promover o desenvolvimento local.
Com a participação do presidente do INPI, Júlio César Moreira; da coordenadora-geral de Desenvolvimento da Propriedade Industrial, Negócios e Inovação (CGDI), Maria Eugênia Galotti; e do economista-chefe do Instituto, Rodrigo Ventura, o evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe) também faz parte do Programa.
Cinco eixos de cooperação
Na abertura do evento, Júlio César Moreira destacou a importância desse modelo de cooperação contínua e envolvendo diversos atores do sistema de inovação para alcançar resultados efetivos no desenvolvimento local. Em seguida, na apresentação sobre o Programa de PI para o Maranhão, Maria Eugênia Galotti mostrou que a parceria será desenvolvida a partir de cinco eixos principais:
1) Apoio para a geração de Indicações Geográficas no estado, incluindo a realização de palestras e mentorias sobre o assunto;
2) Ações no âmbito do Programa PI nas Escolas, envolvendo a capacitação de professores na temática, além do compartilhamento de material educativo nessa área;
3) Divulgação do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), que avalia a dinâmica dos sistemas locais de inovação, com foco nos resultados dos indicadores do Maranhão;
4) Disseminação da PI no estado, com foco em agronegócio, bioinovação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A atividade será realizada por meio de palestras e workshops para empreendedores das cadeias produtivas de soja e outros grãos, biocombustíveis e turismo, entre outros setores; e
5) Capacitação de agentes locais para gerar valor nos negócios do estado por meio dos ativos de PI, incluindo um curso geral de PI para universidades do estado e vagas em cursos online do Instituto.
Maranhão no IBID
Especificamente em relação ao IBID, que foi lançado pelo INPI no ano passado, Rodrigo Ventura apresentou os indicadores relativos ao Maranhão. No ranking geral de 2024, o estado ocupa a 26ª posição entre as Unidades da Federação.
Nesse contexto, cabe destacar dois resultados positivos na comparação da última década (2014-2024): ao analisar o chamado IBID-Resultado, subíndice que contempla o desempenho da inovação em termos de patentes, produção científica e outros produtos, o estado subiu duas posições, passando do 21º para o 19º lugar; e, dentro do pilar de economia criativa, o Maranhão avançou três posições, indo do 22º para o 19º lugar.
Contato para novas parcerias
Nos moldes desse primeiro Programa de PI estadual, firmado com o Maranhão em fevereiro, o objetivo do INPI é estabelecer parcerias semelhantes com todas as Unidades da Federação para desenvolver a PI pelo Brasil afora.
As secretarias estaduais que tenham interesse em desenvolver o seu Programa de PI junto ao INPI podem entrar em contato com a CGDI pelo e-mail cgdi@inpi.gov.br.