Notícias
INPI divulga estudo sobre depósito de ativos de PI por latino-americanos no Brasil
O INPI divulgou nesta terça-feira, dia 18 de março, mais uma edição da série Radar Tecnológico. Desta vez, o tema é "Fluxo de depósito de ativos de propriedade industrial no Brasil realizados por depositantes latino-americanos".
Segundo o estudo, o México se destacou com 31% do total de 2,4 mil pedidos de patente depositados por latino-americanos no Brasil entre 2002 e 2021. O México depositou notadamente patentes no campo tecnológico da química. A argentina ficou com 24% do total de pedidos, com foco em engenharia mecânica. Em marcas, México e Argentina também lideraram os depósitos, enquanto, em desenho industrial, a Argentina dominou os pedidos de patentes no Brasil.
O Radar também apresenta o panorama de pedidos de 2,6 mil patentes de depositantes brasileiros nos países da América Latina no mesmo período. Comparativamente, os depositantes levaram aos países da América Latina mais invenções do que todos os países da América Latina somados trouxeram de invenções para o Brasil (2,4 mil), o que corrobora o protagonismo do Brasil em inovação na região da América Latina e Caribe.
Confira o estudo na página do Radar Tecnológico.