Notícias
INPI dá posse a 75 novos servidores do cadastro de reserva
Aconteceu no dia 10 de novembro, no Rio de Janeiro, a posse de 75 novos servidores, que se juntam à força de trabalho do INPI para cumprir a sua missão de impulsionar a inovação por meio da Propriedade Industrial.
São 20 pesquisadores em propriedade industrial, 31 tecnologistas em propriedade industrial e 24 analistas de planejamento, gestão e infraestrutura em propriedade industrial, nomeados pela Portaria nº 308/2025.
Esse grupo compunha o cadastro de reserva do concurso público relativo ao Edital nº 1/2023. Em 30 de agosto 2024, cerca de cem novos servidores chegaram ao INPI após dez anos sem concurso.
Na abertura do evento de posse, o presidente do Instituto, Júlio César Moreira, deu as boas-vindas e definiu o momento como especial, afirmando que o INPI tem muitos desafios e conta com os novos servidores para trazer benefícios econômicos a todos por meio da concessão de direitos de propriedade industrial, contribuindo para diminuir a desigualdade social no país.
Em seguida, a diretora executiva, Tania Cristina Ribeiro, falou da importância do trabalho desenvolvido no INPI para a economia do Brasil e da responsabilidade de todos em servir a sociedade com qualidade e eficiência, destacando a estabilidade do servidor público, direito garantido pela Constituição Federal, como fator essencial para a tomada de decisões estritamente técnicas.
Reforçando esse contexto, o diretor de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados, Alexandre Dantas, disse que os novos servidores devem ter uma atuação pautada pela integridade e a busca de resultados adequados e com qualidade. Ele relatou que o INPI passa por um excelente momento de transformações para atender às demandas nacional e internacional.
Segundo o diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas, Alexandre Lopes Lourenço, o INPI é uma escola de propriedade industrial e também de administração pública, oferecendo formação contínua ao longo da vida funcional de seus servidores, com um excelente corpo técnico capacitado para treinar os novos servidores.
Por fim, a diretora de Administração, Soraya Sales, falou dos desafios enfrentados para realizar todo o processo necessário à posse em tempo recorde, após a publicação do Decreto nº 12.647/2025 em 1º de outubro de 2025, que autorizou a nomeação do cadastro de reserva. Ela destacou que hoje o INPI volta a contar com 1.110 servidores, se equiparando ao quantitativo de 2017, o maior registrado dos últimos dez anos.
Após as boas-vindas do corpo diretivo, a coordenadora-substituta de Planejamento e Gestão Estratégica, Adriana Figueiredo Cima, apresentou o Planejamento Estratégico 2023-2026 do INPI, com missão, visão, valores, objetivos e projetos estratégicos, além da estrutura de governança, o organograma e a cadeia de valor do Instituto.
Durante duas semanas, os novos servidores participarão da primeira fase do Programa de Ambientação de Novos Servidores (PROAMB), onde conhecerão um pouco mais sobre as áreas do Instituto, além das palestras com os professores da Academia do INPI em temas gerais de PI. Em seguida, passarão por treinamentos específicos a cada cargo, como examinadores de patentes e de marcas, além de outros em áreas administrativas do Instituto.