Notícias
INPI concede IG para região de Nova Alta Paulista (SP) como produtora de café
Conheça a região
De acordo com a documentação apresentada ao INPI, a região de Nova Alta Paulista, localizada no extremo oeste de São Paulo, apresenta laços estreitos com a cultura cafeeira desde o início de sua formação socioespacial. O processo de ocupação desse território teve como ponto de partida o movimento de expansão gerado por posseiros e proprietários, que avançaram em direção ao oeste a partir das antigas áreas de plantação do café.
Com uma produção que chegou a aproximadamente 95 mil toneladas na década de 1960, o café foi o principal responsável pelo desenvolvimento da região de Nova Alta Paulista, proporcionando o progresso econômico e populacional da região. Atualmente, diversos municípios que compõem a região são conhecidos pela produção de café, sendo a base da economia de muitos deles.
Em relação ao termo "Nova Alta Paulista", ele começou a ser utilizado em 1969, com a estadualização da ferrovia local, e se consolidou no vocabulário das pessoas a partir de meados da década de 1970.
Curiosamente, o primeiro registro do uso da denominação "Nova Alta Paulista" remonta ao Censo de 1970, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que adotou essa subdivisão da Alta Paulista por ser a última área efetivamente ocupada na região.
Quanto à documentação comprobatória, foram apresentados registros acadêmicos, institucionais e midiáticos ao longo do tempo, demonstrando que o nome geográfico "Nova Alta Paulista" está associado ao café.
O resultado é o reconhecimento da região como produtora de café desde o início do século passado, firmando-se o uso do nome geográfico "Nova Alta Paulista" a partir dos anos 1970, assegurando sua relevância e notoriedade no contexto da produção cafeeira regional.
